13 de janeiro de 2023

Segurança do Trabalho: o que é e como trabalhar na área?

Toda empresa precisa prezar pela saúde de todos os seus colaboradores.

A sua empresa sofre com afastamentos por problemas de saúde dos colaboradores? Você se vê improdutivo por causa do seu ambiente laboral propício a acidentes? Quer trabalhar a favor da melhoria das condições de trabalho da indústria? Então, chegou a hora de entender sobre a Segurança do Trabalho.

Nesta postagem vamos falar sobre como este setor é fundamental em toda e qualquer empresa, além do auxílio do SENAI na qualificação profissional desta área.  

 

O que é?

 

No momento em que uma empresa adota medidas e ações voltadas para a preservação da integridade dos seus funcionários, está sendo aplicada a Segurança do Trabalho.

Em outras palavras, ela é considerada qualquer ação, seja ela administrativa, médica ou técnica, que tenha como objetivo a redução de acidentes e doenças ocupacionais, bem como a criação de um ambiente de trabalho mais seguro e saudável. 

Imagine uma serraria. Naturalmente, é um ambiente onde os colaboradores ficam expostos a níveis de pressão sonoros elevados, correto? Neste caso, a empresa é obrigada (sim, obrigada) a tomar uma medida de segurança, isto é, fornecer protetores auditivos a todos eles.

Agora, veja outras 5 ações relacionadas a Segurança do Trabalho

I) Entrega e uso de EPCs (Equipamentos de Proteção Coletiva) e EPIs (Equipamentos de Proteção Individual);

II) Estudo das causas dos acidentes e das doenças de trabalho; 

III) Uso de cores no local de trabalho para identificar os equipamentos, delimitar áreas e tubulações; 

IV) Capacitação e treinamento dos funcionários; 

V) Realização de avaliação psicológica (psicossocial) para a equipe. 

 

É obrigatória para a sua empresa?

 

A Segurança do Trabalho é uma exigência legal, definida pelo Ministério do Trabalho. Por isso, toda e qualquer empresa precisa cumprir as leis e normas regulamentadoras, caso contrário será passível de multa, notificação, paralisação de atividades e interdição. 

 

Como trabalhar na área?

 

De 2012 a 2021, o Brasil, de acordo com os dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT), registrou mais de 20.000 mortes em acidentes de trabalho. Por isso, atualmente, a demanda por profissionais da área de atuação do Segurança do Trabalho tende a aumentar. 

Para entrar nesta área, é necessário realizar uma graduação ou um curso técnico. Caso não saiba qual é o melhor para você, leia o nosso artigo do blog para entender a diferença de um para o outro.

Um dos cursos oferecidos pelo SENAI Alagoas é o Técnico em Segurança do Trabalho, em que os alunos aprendem sobre gestão de pessoas, planejamento e execução de ações educativas, higiene ocupacional, entre outros tópicos importantes para entrarem preparados no mercado de trabalho. 

Após concluir o curso, o profissional pode atuar em diversas áreas, como logística, comercial, construção civil, hospitalar, industrial e escolar, bem como tem abertura para trabalhar em empresas especializadas e com consultorias.

A carga horária da qualificação é de 1200h (50 dias) e a média salarial de um Técnico em Segurança do Trabalho no Brasil é de R$ 3.100,00.

Se você possui interesse em outros cursos dessa área, saiba que o SENAI está com matrículas abertas.

 

Conte com o Senai

 

Quer saber o que a sua empresa precisa fazer para respeitar a legislação da Segurança do Trabalho? Que tal garantir mais produtividade no seu negócio? Então, saiba que o SENAI está pronto para lhe ajudar.

Clique aqui para receber o nosso suporte e conhecer nossas soluções.

Para mais conteúdo, siga-nos também nas redes sociais:

   

Últimas do Blog

card blog conteudo

26 de outubro de 2023

Ecoinovação: modelo de negócio

Ver notícia completa >
card blog conteudo

28 de setembro de 2023

ERP: a ferramenta que pode transformar a gestão da sua empresa

Software que integra todas as informações e processos de uma empresa em um único sistema

Ver notícia completa >
card blog conteudo

19 de setembro de 2023

Metrologia Industrial: entenda a importância desta ferramenta

Responsável por fornecer dados confiáveis para melhores tomadas de decisão

Ver notícia completa >

Mais lidas

×