Quais são as habilidades mais requisitadas em profissionais da indústria?

12 de agosto de 2022

A procura por profissionais da indústria só tende a aumentar no Brasil. A prova mais concreta por trás desse fato está no ano de 2021, período marcado por um crescimento significativo da demanda por profissionais, atingindo uma alta de mais de 50%.

Dessa forma, com base no nítido desejo de contratação por parte das indústrias, há interesse bastante concreto em empregar pessoas capacitadas e preparadas.

Então, quem são os profissionais do setor industrial? Qual é o conceito do momento que está impactando as indústrias? E, principalmente, quais são as habilidades mais requisitadas para trabalhar no ramo?

Neste artigo, reunimos respostas para essas três perguntas, para você entender quais são as noções e habilidades que um profissional da indústria precisa ter na atualidade.

1) Quem são os profissionais da indústria?

O cenário industrial é enorme, concorrido e está constante evolução. Ele possui uma série de segmentos, como: alimentos e bebidas, automotivo, máquinas, química, construção civil, tecnologias etc.

Por exemplo, se formos pensar na indústria da construção civil, quais são as profissões de destaque do mercado? Engenheiros, operadores de máquinas, supervisores de manutenção, entre muitos outros.

Hoje em dia, a capacitação é o que chama mais atenção da indústria. Em outras palavras, quem não estiver se qualificando e perdendo oportunidades de realizar cursos, provavelmente não terá o perfil ideal para ingressar nesta área.

Agora, precisamos explicar um conceito que vem revolucionando o cenário industrial e impactando diretamente as habilidades requisitadas pela indústria.

2) Indústria 4.0

Trata-se de uma concepção que usa a tecnologia, estabelecendo uma forte conexão com as inovações tecnológicas. O objetivo dessa ideia é a otimização dos processos industriais e obtenção de lucros para as organizações.

Basicamente, a indústria 4.0 é composta por tecnologias diferenciadas, que conseguem impulsionar significativamente a produtividade e competitividade das indústrias em geral. 

Confira 7 exemplos de tecnologias da indústria 4.0:

a) Manufatura aditiva;

b) Integração horizontal e vertical;

c) Big Data;

d) Internet das Coisas;

e) Inteligência Artificial;

f) Machine Learning;

g) Segurança cibernética.

A indústria 4.0 é conecta pessoas, máquinas e sistemas, permitindo que os processos fiquem cada vez mais automatizados, inteligentes e produtivos.

No Brasil, a indústria 4.0 está caminhando. Inclusive, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), incentiva seu conhecimento, por meio de cursos e consultorias.

3) Enfim, quais são as habilidades mais requisitadas na indústria?

Principalmente com a consolidação da indústria 4.0 e outras exigências da atualidade, existe uma busca mais rigorosa por profissionais. Assim, mais e mais empresas buscam capacitados por perfis que sejam abertos às mudanças, detentores de autonomia, qualificações e habilidades.

Por falar em habilidades, veja quais são consideradas as mais requisitadas em profissionais da indústria:

 

I) Mentalidade;

Os profissionais que pensam fora da caixa, com conhecimento sobre fatos, dados e tecnologias são vistos de maneira diferente. Esta é uma característica bastante reconhecida pela indústria, já que um funcionário com este perfil tende produzir com mais qualidade.

II) Interpessoalidade;

A interpessoalidade é imprescindível para os profissionais da indústria, visto que a capacidade de se relacionar com outras pessoas contribui para um ambiente de trabalho saudável e fomenta produtividade. 

Mesmo com toda a digitalização e automatização referente ao momento atual, é essencial para o trabalho do setor industrial possuir pessoas colaborativas, de fácil comunicação, resilientes e empáticas.

É importante ressaltar que esta habilidade é comportamental e, consequentemente, é caracterizada como uma soft skill. Para saber mais sobre elas, clique aqui!

III) Capacidade Técnica; 

Um profissional com esta habilidade possui uma aptidão em relação às questões técnicas, provando ser multifuncional e conseguindo executar suas tarefas na indústria com facilidade, domínio e perfeição.

Além disso, o perfil das pessoas com essa habilidade apresenta uma formação multidisciplinar, mestrados, doutorados, cursos técnicos, conhecimento em línguas estrangeiras, com a finalidade de lidar com todo tipo de inovação e desafio.

IV) Adaptação. 

Ser adaptável é importantíssimo para o cenário industrial, em virtude das constantes mudanças e novidades. Por isso, um profissional que se adapta tende a ser flexível e proativo. 

Por exemplo, caso um novo software, máquina ou ferramenta seja introduzido em um âmbito trabalhista, o funcionário com essa habilidade, geralmente, já possui o entendimento do que é e como usá-la. 

 

4) Conclusão da indústria

Em suma, à medida que a busca pelos profissionais da indústria aumenta, ocorre uma cobrança e exigência maior de habilidades para aqueles que já estão trabalhando ou que querem ingressar no âmbito industrial. Por isso, é necessário evolução constante do profissional.

Você, dono de negócio, está querendo evoluir sua equipe e aumentar a sua produtividade e competitividade na indústria? Então, saiba que o Senai pode lhe ajudar!

Entre em contato com nossa equipe comercial e saiba como.

E-mail: comercial@sistemafiea.com.br

Telefone: (82) 3021-7374

Para mais conteúdo, siga-nos também nas redes sociais: