Soft skills: o que são e quais são as mais importantes

24 de novembro de 2021

Você sabia que aproximadamente 80% das empresas do mundo valorizam as soft skills? Muitas pessoas não as conhecem e, consequentemente, não sabem como aperfeiçoá-las.

Então, seja você empreendedor, funcionário corporativo ou entusiasta em relação ao empreendedorismo, este artigo é para você!

Leia e descubra o que são e quais as principais soft skills requisitadas pelas grandes empresas.

 

1) O que são soft skills?

 

Tratam-se de habilidades comportamentais que influenciam positivamente na execução do trabalho, contribuindo para a produtividade e para o alcance de resultados. Assim, uma pessoa carente destas habilidades, muito provavelmente não obterá uma trajetória de sucesso.

 

2) Quais são as soft skills mais importantes?

 

2.1) Criatividade

Ser criativo é encontrar novos caminhos e procurar se reinventar no trabalho. Portanto, quando você age de forma criativa, há uma alta chance de destaque, pois demonstra esforço e originalidade, com a finalidade de gerar engajamento e identidade.

 

2.2) Comunicação

A capacidade de se comunicar bem é uma soft skill fundamental. Ao utilizar uma linguagem clara e empática, você gera cooperação e união na equipe porque todos saberão o que fazer para chegar ao resultado.  

Sobretudo, essa característica também contribui com o desenvolvimento do seu marketing pessoal, relacionamento com fornecedores e outros empreendedores parceiros.

 

2.3) Adaptabilidade

Quem não for adaptável, certamente terá muitas dificuldades para acompanhar o mercado de trabalho. Atualmente, com as mudanças constantes, principalmente no setor tecnológico, ter adaptabilidade é essencial para o sucesso.

Em outras palavras, esta habilidade comportamental está ligada à capacidade de lidar com situações inusitadas ou adversidades.

 

2.4) Disciplina

A disciplina é um comportamento essencial para a pessoa triunfar como profissional. Por exemplo, um empreendedor disciplinado é aquele que sabe o que precisa ser feito para atingir suas metas e, naturalmente, age apropriadamente para concluí-las.

Em suma, a disciplina está associada à consistência, perseverança e foco.

 

2.5) Liderança

Você sabia que a liderança é uma das habilidades comportamentais mais valiosas? Isso porque ela agrega uma série de habilidades que quando bem desenvolvidas são capazes de inspirar e motivar os outros.

Um bom líder promove uma atmosfera positiva, facilitando o entendimento das tarefas, adquirindo mais agilidade na solução de problemas e permitindo que a sua equipe absorva melhor o propósito da empresa.

 

Agora que você sabe bem quais são as soft skills mais importantes, que tal desenvolvê-las e colocá-las em prática?

Siga-nos também nas redes sociais: