Curso presencial ou semipresencial: qual escolher?

26 de julho de 2022

Você já pensou em fazer cursos de forma semipresencial? De 2020 para cá, esta modalidade teve uma grande procura no Brasil. O seu crescimento foi de 43% em relação ao curso presencial, que cresceu 39% nos últimos anos.

Entenda como funciona cada modalidade, quais são suas diferenças e vantagens.

 

1) Curso presencial x curso semipresencial

 

Modelo mais tradicional de ensino, o curso presencial se caracteriza pela necessidade da presença do aluno em um determinado local com horário marcado. Nele, a taxa de frequência exigida, geralmente, é de 75% das aulas para aprovação nas disciplinas. Este tipo de curso pode conter até 20% da carga horária como Ensino à Distância (EAD), abordando matérias teóricas, que não exigem prática em sala ou laboratório. Assim, o aluno estuda de forma remota e conta com o auxílio virtual de um tutor para tirar dúvidas.

Em contrapartida, o curso semipresencial funciona como um sistema misto, no qual existem atividades presenciais, porém, a maioria da grade é à distância. Até 80% da carga horária é on-line, englobando aulas, exercícios, simulados e provas. Uma vez por semana, é realizada uma aula ao vivo pelo instrutor que também é transmitida simultaneamente pela internet.

Os 20% restante da carga horária ocorrem presencialmente, já que são destinadas à disciplinas que exigem prática em oficina ou laboratório.

 

2) Vantagens do presencial

 

  • Networking

Uma das vantagens do curso presencial é a rede de contatos que o aluno pode formar, incluindo professores, orientadores, outros profissionais da área de educação e colegas de turma. Essas relações podem abrir portas na busca por um estágio ou emprego.

  • Experiência

Neste estilo de curso, o aluno vai adquirir a experiência das aulas teóricas e práticas, somada com a vivência oriunda dos eventos acadêmicos como palestras e debates.

  • Foco

Pelo fato de a presença ser obrigatória, o aluno está condicionado a permanecer na sala de aula e, como resultado, isso contribui para o seu aprendizado e foco. 

 

3) Vantagens do semipresencial

 

  • Autonomia

O curso semipresencial entrega autonomia ao aluno, dando-lhe liberdade para criar sua própria rotina de estudo. Nessa modalidade, o curso é 80% on-line e possibilita ao estudante o acesso aos conteúdos de onde e quantas vezes ele desejar.

  • Dualidade

O aluno contempla tanto a prática quanto a teoria, embora em proporções diferentes. O estudante também pode preparar-se para suas aulas práticas, por meio de exercícios e simulados na plataforma on-line da instituição.

  • Custo-benefício

Sobre custo, o preço do curso semipresencial possui mensalidades mais baratas comparado com as do curso presencial. Além disso, o aluno não precisará se preocupar com custos de transporte e poderá economizar com alimentação e impressão de materiais.

O Senai oferece diversos cursos presenciais e semipresenciais, regulamentados pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), seguindo o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos e oferecidos de acordo com a legislação educacional brasileira vigente. 

Concluindo um curso do Senai, o aluno sai com formação técnica no padrão de qualidade Senai, capacitado tecnicamente para entrar no mercado de trabalho. 

Quer ler mais conteúdos como esse? Siga nossas redes sociais: