13 de janeiro de 2023
Curso presencial ou semipresencial: qual escolher?
Cada um com suas vantagens e desvantagens.
Você já pensou em fazer cursos de forma semipresencial? De 2020 para cá, esta modalidade teve uma grande procura no Brasil. O seu crescimento foi de 43% em relação ao curso presencial, que cresceu 39% nos últimos anos.
Entenda como funciona cada modalidade, quais são suas diferenças e vantagens.
1) Curso presencial x curso semipresencial
Modelo mais tradicional de ensino, o curso presencial se caracteriza pela necessidade da presença do aluno em um determinado local com horário marcado. Nele, a taxa de frequência exigida, geralmente, é de 75% das aulas para aprovação nas disciplinas. Este tipo de curso pode conter até 20% da carga horária como Ensino à Distância (EAD), abordando matérias teóricas, que não exigem prática em sala ou laboratório. Assim, o aluno estuda de forma remota e conta com o auxílio virtual de um tutor para tirar dúvidas.
Em contrapartida, o curso semipresencial funciona como um sistema misto, no qual existem atividades presenciais, porém, a maioria da grade é à distância. Até 80% da carga horária é on-line, englobando aulas, exercícios, simulados e provas. Uma vez por semana, é realizada uma aula ao vivo pelo instrutor que também é transmitida simultaneamente pela internet.
Os 20% restantes da carga horária ocorrem presencialmente, já que são destinados à disciplinas que exigem prática em oficina ou laboratório.
2) Vantagens do presencial
- Networking
Uma das vantagens do curso presencial é a rede de contatos que o aluno pode formar, incluindo professores, orientadores, outros profissionais da área de educação e colegas de turma. Essas relações podem abrir portas na busca por um estágio ou emprego.
- Experiência
Neste estilo de curso, o aluno vai adquirir a experiência das aulas teóricas e práticas, somada com a vivência oriunda dos eventos acadêmicos como palestras e debates.
- Foco
Pelo fato de a presença ser obrigatória, o aluno está condicionado a permanecer na sala de aula e, como resultado, isso contribui para o seu aprendizado e foco.
3) Vantagens do semipresencial
- Autonomia
O curso semipresencial entrega autonomia ao aluno, dando-lhe liberdade para criar sua própria rotina de estudo. Nessa modalidade, o curso é 80% on-line e possibilita ao estudante o acesso aos conteúdos de onde e quantas vezes ele desejar.
- Dualidade
O aluno contempla tanto a prática quanto a teoria, embora em proporções diferentes. O estudante também pode preparar-se para suas aulas práticas, por meio de exercícios e simulados na plataforma on-line da instituição.
- Custo-benefício
Sobre custo, o preço do curso semipresencial possui mensalidades mais baratas comparado com as do curso presencial. Além disso, o aluno não precisará se preocupar com custos de transporte e poderá economizar com alimentação e impressão de materiais.
O Senai oferece diversos cursos presenciais e semipresenciais, regulamentados pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), seguindo o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos e oferecidos de acordo com a legislação educacional brasileira vigente.
Concluindo um curso do Senai, o aluno sai com formação técnica no padrão de qualidade Senai, capacitado tecnicamente para entrar no mercado de trabalho.
Quer ler mais conteúdos como esse? Siga nossas redes sociais:
Últimas do Blog
26 de outubro de 2023
Ecoinovação: modelo de negócio
28 de setembro de 2023
ERP: a ferramenta que pode transformar a gestão da sua empresa
Software que integra todas as informações e processos de uma empresa em um único sistema
19 de setembro de 2023
Metrologia Industrial: entenda a importância desta ferramenta
Responsável por fornecer dados confiáveis para melhores tomadas de decisão