5 Problemas no Processo Produtivo Industrial

01 de novembro de 2022

Na correria do dia a dia do funcionamento de uma fábrica, é comum visualizar algumas falhas no processo produtivo, pequenos erros que travam as atividades e no decorrer dos meses e grandes períodos, impactam diretamente no resultado final do negócio. Algumas destas falhas estão relacionadas a gestão de fábrica, outras, ligadas a automatização de máquinas e ferramentas disponíveis.  

Portanto, é de extrema importância mapear e reconhecer esses problemas e solucioná-los. Acompanhe o conteúdo e descubra se a sua fábrica comete alguns destes erros. 

 

1 – ESTOQUE DESORGANIZADO 

 

Um estoque mal gerenciado traz diversos danos: erros de expedição, retrabalho, perda de investimento, de produtividade e demais prejuízos que causam grande interferência no fluxo da fábrica. Estoque parado é também um caixa parado, e isso coloca em risco a saúde financeira da organização. Cabe a gestão coordenar e controlar o estoque, criando ferramentas que automatizem os processos de vendas e compras e demais ações envolvidas nesse plano. 

 

2 – COMUNICAÇÃO INEFICAZ 

 

A falha na comunicação existe em qualquer ambiente, não seria diferente dentro de uma indústria. O processo produtivo depende da comunicação e qualquer desvio ou incompreensão do que está sendo comunicado, traz consequências por vezes irreparáveis na produção. Todas as informações devem ser avaliadas, checadas e confirmadas através de recursos disponíveis na fábrica.  

É importante criar um ambiente que integre a comunicação para verificação de cada etapa do que está sendo realizado no processo de produção, mantendo a atualização dos dados para todos os departamentos. 

 

3 – EQUIPE SEM QUALIFICAÇÃO 

 

Muitas indústrias não investem na qualificação de seus colaboradores acreditando que esse seria um custo sem grandes retornos. Mas, o empresário que visualiza o crescimento do seu negócio, entende que atualizar a equipe, além de ser um fator motivador interno entre os colaboradores, é um investimento de breve retorno e sinaliza um avanço na produtividade e na competividade da empresa. 

 

4 – MANUTENÇÃO TARDIA 

 

Assim como o custo em qualificação, a manutenção do maquinário também é vista como uma despesa inapropriada. A maioria das pequenas e médias indústrias não fazem uma manutenção periódica de suas máquinas, esperam surgir um defeito para agirem com o reparo. Em muitos casos, essa ação é tardia e funciona apenas como uma correção e mais uma vez, paralisa todo o processo de produção 

É fundamental que as empresas tenham um plano bem estruturado de manutenção, evitando assim a inatividade das máquinas, baixa produtividade e maior desgaste humano. 

 

5 – FALTA DE PLANEJAMENTO DE PRODUÇÃO 

 

As indústrias encontram dificuldades diárias na produção por não terem um objetivo bem definido e estratégico que atue nas atividades. A falta de matéria-prima, alta propagação de resíduos e baixa eficiência são alguns dos fatores que se relacionam com a inexistência de planejamento.  

Uma boa gestão industrial reconhece suas falhas e a partir desse entendimento, estabelece os melhores caminhos e métodos para a melhoria contínua de sua empresa.  

Quer saber como reduzir os problemas de sua indústria e implementar métodos eficazes para seu crescimento?

Clique aqui e conheça o LEAN MANUFACTURING.