4 dicas do Senai para micro e pequenas indústrias e empresas

02 de agosto de 2022

É fato que a economia é instável e varia consideravelmente com o passar dos anos. Dessa forma, muitas empresas optam por manter os custos e despesas operacionais baixos, revendo contratações e reavaliando os investimentos em novos projetos.

Contudo, a melhoria contínua é vital para um negócio de sucesso. E é na crise que novas oportunidades surgem. Ao mesmo tempo em que as indústrias se esforçam para manter o orçamento enxuto, estamos passando por um ciclo de inovações constantes, principalmente tecnológicas. Quando os lucros caem, a indústria perde competitividade e é natural que os empreendedores busquem a inovação, para manter o negócio vivo e forte.

Os desafios econômicos que vivemos no país estão levando diversas industrias a buscarem soluções para aumentar produtividade e reduzir custos. Diante disso, um plano de redução de custos nas instituições e aumento da produtividade ajuda a identificar desperdícios e eliminá-los.

Com essa economia, o dinheiro pode ser redirecionado para outros setores que configuram as atividades principais do negócio. Existem muitas alternativas para isso, a maioria envolvendo a adoção de novos métodos e tecnologias. Mesmo assim, não se trata de algo tão fácil, e demanda planejamento e esforço.

Pensando nisso, listamos aqui as 4 dicas para aumentar a produtividade e reduzir os custos da sua indústria.

 

1) Realize uma análise de perda e consumo energético

A energia elétrica é um insumo vital para o crescimento do seu negócio. Porém, existe uma série de desafios a serem superados para alcançar a eficiência energética e promover um consumo consciente e sustentável de energia

Com isso, investimentos voltados para o diagnóstico energético e projetos de eficiência energética, tornaram-se cada vez mais comuns nas operações de indústrias, já que foi comprovado que é possível obter o mesmo resultado, promovendo o uso racional de energia.

Isso trouxe mais competitividade para os negócios, menor custo de produção, bem como a redução dos impactos negativos ao meio ambiente e gastos desnecessários de energia. 

 

2) Implemente um projeto de melhoria na produção 

Um projeto de melhoria é um plano que vai orientar o aprimoramento constante dos processos do seu negócio. Antes de começar um projeto de melhoria, é importante entender que para ter resultados consistentes a empresa precisa definir um objetivo e não se deve abandonar o planejamento inicial.

Assim, aplicar a melhoria contínua coloca as empresas em um ciclo onde se busca constantemente o aprimoramento dos processos existentes.

Essa metodologia se encaixa tanto para indústrias que produzem produtos ou matérias-primas ou empresas que prestam algum tipo de serviço. Mas não se trata de uma busca aleatória. O projeto de melhoria contínua de processos é orientado pelos objetivos do negócio, pelas oportunidades que as novas tecnologias oferecem e pela integração de todos os departamentos nesse objetivo.

A melhoria contínua é um motor da inovação nas empresas, pois, tanto as mudanças internas quantos as externas que impactam os clientes, podem resultar em benefícios para o crescimento do negócio.

 

3) Elabore um plano de manutenção preventiva

O plano de manutenção preventiva é uma peça fundamental para uma boa gestão do setor de manutenção e é um dos responsáveis por alavancar e garantir os índices de disponibilidade e confiabilidade dos equipamentos.

Trata-se de um documento, ou uma série de documentos, que registram todas as atividades de manutenção preventiva, assim como sua frequência, periodicidade, localização do equipamento, matérias e peças que deverão ser utilizados e quem são os profissionais responsáveis pela execução das atividades.

Esse plano deve ser elaborado em forma de roteiro e servirá de apoio para que todos os profissionais envolvidos com a manutenção possam realizar as tarefas de forma padronizada, segura e com alto índice de qualidade. Sobretudo, é necessário constar todas as informações que instruam os colaboradores de forma intuitiva, além de servir de base para tomada de decisões em tempo hábil.

O principal objetivo desse plano é a redução de desperdícios, seja de mão de obra, tempo ou materiais. Se as atividades da sua empresa ou indústria não são planejadas, sejam ligadas à manutenção ou não, pode estar certo de que existe desperdício de algum desses recursos.

 

4) Reduza custos eliminando gargalos de produção

Qual indústria não sonha em possuir processos mais fluídos e sem gargalos? O problema é que, mesmo com a oferta de novas tecnologias e profissionais cada vez mais qualificados, os negócios ainda enfrentam grandes desafios na hora de identificar e eliminar gargalos produtivos. 

Praticamente todo e qualquer processo pode apresentar um gargalo ou gap. Entretanto, nem todos são problemáticos e causam grande impacto ao seu negócio. Portanto, antes de qualquer reparação é necessário realizar um mapeamento de todos os processos de sua indústria. Identifique todos os gaps e classifique aqueles que estão criando obstáculos e gerando atrasos na execução das atividades.

Esse procedimento deve ser realizado em todos os processos, desde a compra de matéria-prima até a venda do produto final, tendo sempre a preocupação de medir quais são as etapas mais lentas e avaliar como elas podem ser melhoradas.

As alterações feitas para melhoria do processo precisam ser implantadas prontamente, mas não se pode esquecer que ações corretivas devem ser analisadas e compartilhadas com todos os colaboradores envolvidos no gargalo.

Enfim, os gargalos produtivos geram despesas desnecessárias e precisam ser identificados e resolvidos com antecedência, eliminando custos e elevando os lucros da organização.

 

Como o Senai pode lhe ajudar? 

Agora, o próximo passo é colocá-las em prática para aumentar a produtividade e reduzir os custos da sua indústria.

Entendemos que, para um negócio de micro ou pequeno porte, isso pode parecer um desafio muito grande. Porém, tudo fica mais fácil quando você pode contar com o apoio de quem já ajudou inúmeras empresas a resolverem esse tipo de problema!

O Senai pode lhe dar todo apoio nesse processo. Entre em contato com nossa equipe comercial e saiba como.

E-mail: comercial@sistemafiea.com.br

Telefone: (82) 3021-7374

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades!