13 de janeiro de 2023
Curso técnico e Graduação: qual a melhor escolha?
Escolha o melhor caminho profissional para você.
Na hora de decidir que caminho profissional seguir, surgem dúvidas: curso técnico ou graduação? Qual a diferença entre elas?
Neste artigo, vamos falar sobre cada uma dessas modalidades de ensino para te ajudar a fazer a melhor escolha!
1) Curso técnico
O curso técnico geralmente é considerado um nível intermediário entre o ensino médio e o ensino superior, mas a forma como ele funciona permite que pessoas de qualquer idade e com diferentes objetivos profissionais possam cursá-lo.
Por isso, existem algumas modalidades de cursos técnicos que permitem a participação de diferentes faixas etárias:
- Integrado - para quem já concluiu o ensino fundamental e pretende aprender uma profissão enquanto cursa o ensino médio;
- Concomitante ou externo - para que quem ainda não concluiu o ensino médio também dê início à formação;
- Subsequente - para quem já finalizou o ensino médio.
Além disso, a grade curricular dos cursos técnicos é focada em disciplinas práticas. Quando finalizado, o estudante recebe o título de “técnico de nível médio”.
E, caso você queira saber mais sobre curso técnico, confira nosso artigo para tirar todas as suas dúvidas.
2) Graduação
A graduação é uma modalidade tradicional, na qual a inserção no mercado de trabalho é mais lenta em relação ao curso técnico, isso porque a duração mínima é de 4 anos.
Para ingressar na graduação, é necessário que os estudantes tenham concluído o ensino médio. Essa formação é um misto de disciplinas práticas e teóricas, mas com um visível aprofundamento na parte teórica, visando formar profissionais mais reflexivos e críticos.
Ao finalizar a graduação, os estudantes recebem diploma de nível superior e estão liberados para trilhar outros caminhos acadêmicos como pós-graduação, mestrado, doutorado etc.
3) Curso técnico x Graduação
Agora, entendendo como funciona cada modalidade, chegou a hora de falarmos um pouco mais sobre as diferenças:
a) Investimento;
Diferente da graduação, os cursos técnicos possuem preços mais em conta, chegando a uma média de 50% a 70% a menos em relação às mensalidades.
Por exemplo, no SENAI, você consegue encontrar diversos cursos técnicos por preços bastante acessíveis e de altíssimo custo-benefício.
b) Duração;
O tempo é um verdadeiro aliado no curso técnico, em razão da sua duração percorrer uma média de 24 (vinte e quatro) meses. Por outro lado, na graduação a duração chega a ser dobrada em comparação com a do curso técnico.
c) Remuneração;
Os salários são melhores para os graduados. É inegável que o mercado está adequado a oferecer melhores remunerações para aqueles com diplomas de graduação. Esses profissionais conseguem ganhar aproximadamente o dobro ou até o triplo em comparação com aqueles com certificado de conclusão do curso técnico, dependendo da área e profissão.
De qualquer forma, isso não é aplicável a todos os casos, pois, atualmente, há muitos cursos técnicos bem pagos e que chegam a se equiparar com os de graduação.
d) Disciplinas.
As matérias da graduação superam as do curso técnico, no quesito quantidade e abrangência. Na graduação, pelo fato de existirem mais períodos, consequentemente, existem mais matérias, englobando práticas e teóricas.
Por outro lado, por existir uma predominância de disciplinas práticas na matriz curricular, o que se torna uma belíssima opção que aprendem melhor na prática e quer entender como funciona seu futuro trabalho.
Enfim, agora que você conhece as diferenças entre o curso técnico e a graduação, veja qual delas é mais adequada para você e comece seu aprendizado. Siga-nos também nas redes sociais: Facebook, Instagram e Linkedin.
Últimas do Blog

19 de setembro de 2023
Metrologia Industrial: entenda a importância desta ferramenta
Responsável por fornecer dados confiáveis para melhores tomadas de decisão

9 de agosto de 2023
Renovação do parque industrial: caminho para a automação
O investimento desempenha um papel fundamental neste cenário

20 de julho de 2023
Full Stack: a carreira promissora do setor tecnológico
O desenvolvedor full stack é o profissional mais completo do setor tecnológico