Por que é tão importante ter uma cadeia de suprimentos?

04 de janeiro de 2023

Você já deve ter escutado falar sobre a cadeia de suprimentos de uma empresa e do potencial que a mesma exerce, quando desenvolvida para tal propósito. Mas, caso não tenha conhecimento sobre o assunto, continue lendo esse artigo para entender mais sobre o funcionamento desse processo e como isso pode ajudar na sua empresa.
Uma cadeia de suprimentos é muito mais que um sistema atendendo uma demanda de produção, conceitualmente essa cadeia bem estruturada e organizada, engloba o negócio como o todo, pessoas, informações, processos, atividades, e uma empresa bem conectada nesse molde, consegue crescer de forma eficiente, melhorar os produtos e transportar as melhores experiências para seus clientes. Por isso é tão importante adotar essa filosofia de suprimentos, é a melhor maneira de reforçar a sua marca no mercado.

 

E na prática, como é o fluxo dessa cadeia?

Bom, quando se trata de praticar uma atividade dentro de uma empresa, o planejamento tem que compreender o processo antes da ação. E para planejar essa cadeia, é necessário entender que cada indústria tem uma particularidade, seja na forma de produzir, no perfil de gestão ou mesmo no tamanho do negócio. E para isso, é importante a realização de uma análise geral da empresa, no intuito de identificar suas fragilidades e potenciais. Feito isso, o próximo passo é agir! Com o panorama bem definido, o fluxo cai sobre a produção e em todos os pontos que estão ligados neste processo.

Separamos algumas seções que precisam funcionar de forma eficiente para que o fluxo da cadeia se desenvolva. 


1) Fornecedores


O fornecedor é o grande aliado de qualquer empresa, o contato deve ser frequente e o mesmo precisa saber das possíveis mudanças na produção e na forma de uso das matérias-primas. É fundamental que o fornecedor saiba da produtividade e esteja alinhado com a demanda da fábrica, isso facilita a rotina e evita perdas desnecessárias, afinal, é esse envolvimento que permite as tomadas de decisões e a antecipação de problemas.


2) Estoque, Manutenção e transporte


Esse trio deve funcionar como uma engrenagem potente. A manutenção é o que sustenta toda a produtividade, previne os excessos, maquinário parado, estoque desordenado e alimenta a confiança até mesmo, na atuação da equipe como um todo. O estoque é totalmente afetado quando não se tem uma manutenção bem feita, esse local de armazenamento deve ser bem estruturado, considerando inclusive tudo o que se dispõe ao redor, como distância, espaço da área para o fluxo de movimentação de transportes, temperatura do ambiente para o bom condicionamento de matéria-prima, e demais fatores que possam afetar na qualidade do estoque. E para fechar esse ciclo, o transporte entra como uma extensão dessa logística e merece uma atenção redobrada, afinal, está diretamente ligado aos custos do produto, venda e o principal, o deslocamento da mercadoria até os pontos de venda.


3) Equipe de Vendas e Marketing


A equipe de marketing e vendas necessita manter uma conexão para uma comunicação assertiva, somente assim, atuando em conjunto, terão ferramentas suficientes para concretizar suas campanhas e anúncios de acordo com a demanda de produção e clientes.


Cadeia responsiva x Cadeia Eficiente


Vamos entender melhor o que são as cadeias responsivas e eficientes e identificar qual atende a sua produção.
Na cadeia responsiva, a demanda reage de acordo com o que é solicitado pelo cliente, o que em algumas ocasiões, pode mexer com o planejamento da produção e consequentemente afetar os custos. Já na cadeia eficiente, o gerenciamento é mais completo, pois, normalmente os produtos são commodities. O que vai definir a escolha da cadeia para a sua indústria, é o tamanho da demanda e o produto que se utiliza para fabricação. O importante é avaliar o que melhor atende o seu negócio e o que torna a sua empresa um diferencial dentro de uma gestão. 

Se quiser saber mais sobre a cadeia de suprimentos e como obter estratégias para melhorar o seu negócio, consulte o link abaixo.

O SENAI tem as soluções que sua empresa precisa!

×