Digital: o diferencial das indústrias e empresas

29 de agosto de 2022

Você sabia que 7 em cada 10 empresas do Brasil usam tecnologias digitais? Para se adequar ao mercado e estar por dentro das tendências, muitas indústrias e empresas estão estão se transformando digitalmente, a fim de oferecer uma experiência personalizada e inovadora aos seus consumidores.

Neste artigo, você vai entender sobre tecnologia neste âmbito e descobrir de que forma o SENAI pode lhe ajudar.

 

1) A necessidade da indústria brasileira

Atualmente, a transformação digital é vital para o crescimento e sucesso de qualquer negócio. Isso porque o número de brasileiros que veem a tecnologia como indispensável para os seus negócios tem crescido consideravelmente, graças a fatores como a pandemia, os impactos da indústria 4.0, os avanços tecnológicos e os novos comportamentos dos consumidores.

Conforme a Sondagem Especial Indústria 4.0 da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em 2016, 48% das indústrias utilizavam tecnologias digitais, já no ano de 2021 o percentual disparou para 69%, com uma tendência de aumento para os próximos anos.

Além disso, o investimento em tecnologias digitais nas empresas de todo o Brasil é de aproximadamente 9%, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Centro de Tecnologia de Informação Aplicada da FGV EAESP.

Continue lendo e veja como essas tecnologias estão fazendo diferença no mercado.

 

2) Uma análise completa sobre a tecnologia digital 

É importante você saber que a tecnologia digital é um sistema baseado em formas de codificação e transmissão de dados de informações, com o objetivo de proporcionar soluções, eficiência, produtividade, competitividade, produtos/serviços de qualidade e redução de custos.

Ela está presente em tudo! Desde automações digitais até sistemas integrados e digitalizados. Alguns exemplos são Manufatura aditiva, também chamada de impressão 3D, internet das coisas, computação em nuvem, prototipagem rápida e Inteligência Artificial (IA).

Com base na pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) do ano de 2021, podemos ver quais foram as mais usadas na indústria, com seus respectivos focos:

 

Processo de produção/gestão de negócios: automação digital com sensores para controle de processo (46%), automação digital sem sensores e coleta (39%), processamento e análise de grandes quantidades de dados (big data) do processo produtivo (21%).  

Desenvolvimento de produto: sistemas integrados para manufatura de produtos (33%), prototipagem rápida (16%) e simulações de modelos virtuais (13%).

Novos modelos de negócios: sistemas integrados para manufatura de produtos (25%), prototipagem rápida (14%) e simulações de modelos virtuais (13%).

 

3) A relevância do Senai

O Senai é referência em inovação e tecnologia. Um dos nossos grandes marcos é o Senai HUB, um verdadeiro centro de tecnologia.

Trata-se um local completamente inovador e imersivo. Sua estrutura conta com equipamentos da indústria 4.0, como impressora 3D e planta didática, laboratórios, time qualificado e processos otimizados. 

Por isso, o Senai HUB é um cenário totalmente voltado para as indústrias, empresas, startups, investidores e centros de pesquisas, com a proposta de estimular novos negócios e produtos, além da acelerar projetos inovadores. 

 

4) O Senai pode lhe ajudar!

Agora, o próximo passo é transformar digitalmente o seu negócio.

Seja uma micro, pequena ou grande empresa, sabemos como é difícil implementar a tecnologia da forma correta. Por isso, conte com o nosso suporte! 

Senai pode lhe dar todo apoio nesse processo. Entre em contato com nossa equipe comercial e saiba como.

E-mail: comercial@sistemafiea.com.br

Telefone: (82) 3021-7374

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades!