Senai capacita primeira turma de aprendizagem do estado com jovens do sistema socioeducativo

25 de janeiro de 2023

Iniciativa inédita em Alagoas é fruto de parceria com a Usina Utinga

O Senai Alagoas faz história ao capacitar a primeira turma de aprendizes que tem entre os alunos adolescentes e jovens do sistema socioeducativo já registrada no estado. A aula inaugural foi realizada na última segunda-feira, 23, na Usina Utinga, no município de Rio Largo.

No total, a usina contratou 37 adolescentes e jovens, sendo que 16 deles cumprem medidas socioeducativas, enquanto os demais se encontram em situação de vulnerabilidade social.

Eles farão o curso técnico de Operador de Suporte e Manutenção em Microcomputadores e Redes Locais, no turno da manhã, com duração de dois anos. Inicialmente, os aprendizes passarão um período de seis meses recebendo formação teórica e prática no Senai.

O gerente do Senai Poço, Welton Barbosa, participou da solenidade que, segundo ele, foi um marco para a Utinga, para o Senai e para Alagoas. “Nossa expectativa é que eles aproveitem essa oportunidade para mudar de vida. Esses alunos vão ser formados na área de Tecnologia da Informação e, futuramente, podem ser inseridos no corpo técnico da usina, que tem a necessidade na formação desses profissionais”, afirmou.

Com a nova turma, a Utinga atende à cota de jovens aprendizes e ainda pode ter profissionais capacitados para preencher os seus quadros ao final do curso. Os 16 jovens foram selecionados para o programa de Jovem Aprendiz do Senai pela Superintendência de Medidas Socioeducativas (Sumese).

Além de Welton Barbosa, a aula inaugural teve as presenças de representantes da usina, do analista comercial do Senai/AL Luiz Ferreira, de integrantes do Ministério Público do Trabalho (MPT), Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL), Sumese/AL, Superintendência Regional do Trabalho em Alagoas (SRTb/AL) e do Tribunal Regional do Trabalho em Alagoas (TRT/AL).

×