Senai Alagoas certifica turma de Confeitaria com alunos surdos

21 de dezembro de 2021

Iniciativa integra as ações do Programa Senai de Ações Inclusivas (PSAI), que promove acessibilidade em todo o processo educacional

Um turma muito especial concluiu o curso de Confeiteiro na unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) localizada no bairro do Poço. São pessoas surdas que aprenderam uma profissão, quebrando barreiras e mostrando que não existem obstáculos quando o talento tem espaço para se desenvolver.

A solenidade de formatura, que aconteceu na última semana, teve um gostinho especial. Ela foi marcada pela exposição e degustação pratos e guloseimas preparados pelos próprios alunos. Teve bolo, doces e salgados feitos com muito carinho e temperados com a técnica aprendida durante as aulas no Senai.

A instituição está preparada para receber pessoas com deficiência em suas escolas no estado, por meio do Programa Senai de Ações Inclusivas (PSAI). Nas unidades, o aluno com deficiência encontra um ambiente inclusivo, com instalações acessíveis e material didático adequado. Os instrutores são capacitados para diversos tipos de situação de aprendizagem.

O Senai promove acessibilidade em todo o processo educacional: grade curricular, processos de avaliação e certificação a ser recebida. Diversos cursos já possuem diretrizes de adequações elaboradas e material didático adequado para pessoas com deficiências visual, auditiva, intelectual, física e outras.