9 de abril de 2024

Senai/AL participa do encerramento do 1º Ciclo de Inovação Aberta de Maceió

Seis projetos inovadores em quatro áreas foram premiados pela prefeitura

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de Alagoas teve sua atuação reconhecida durante o encerramento do 1º Ciclo de Inovação Aberta, nessa segunda-feira, 8. Coordenado pela Secretaria Municipal de Estratégias Disruptivas, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedciti), o programa, que tem o apoio técnico do Senai, é uma política pública para fomentar o desenvolvimento de soluções inovadoras e disruptivas na capital alagoana.

 

O 1º Ciclo entregou seis soluções para quatro desafios enfrentados por Maceió nas áreas de saúde, trabalho, ordenamento urbano e fiscalização territorial. Foram inscritos 103 trabalhos, sendo seis premiados, que receberam até R$ 50 mil. Os contratos utilizaram como referência o Marco Legal das Startups.

 

O gerente executivo de Inovação e Tecnologia do Senai/AL, Maicon Lacerda, participou da solenidade que teve as presenças do prefeito JHC, do senador Rodrigo Cunha, do titular da Sedciti, Sérgio Cavalcante, além das startups premiados e representantes das entidades envolvidas na iniciativa.

 

“A atuação do Senai ocorreu por meio da condução da metodologia do 1º Ciclo de Inovação Aberta, em conjunto com a equipe da Prefeitura de Maceió, e envolveu uma série de mentorias, oficinas, orientações técnicas e acesso ao laboratório de prototipação do Hub Senai de Inovação e Tecnologia para as startups”, reforçou Maicon Lacerda.

 

O prefeito JHC disse que o Ciclo de Inovação Aberta foi muito inovador. “Pela primeira vez no país nós utilizamos uma rubrica específica do governo federal para poder, através do Marco Legal das Startups, promover o desenvolvimento tecnológico através dessas empresas que desenvolvem soluções antes talvez não pensadas para as nossas cidades”, afirmou.

 

O secretário municipal de Ciência e Tecnologia parabenizou os premiados. “O Ciclo de Inovação Aberta é pioneiro, não só na área de ciência e tecnologia, mas na área jurídica, já que foi criado com base no Marco Legal das Startups, de autoria do prefeito JHC. Este não é apenas o fim de uma etapa, mas também o início de novas oportunidades e desafios. Vamos continuar trabalhando juntos para promover a inovação e tornar Maceió um polo de excelência em ciência e tecnologia”, afirmou Sérgio Cavalcante.

 

O valor da premiação foi fruto de um convênio firmado com Ministério da Ciência e Tecnologia, viabilizado por meio de uma emenda parlamentar do senador Rodrigo Cunha, de R$ 200 mil.

Últimas noticias

card blog conteudo

6 de junho de 2024

Jornada da Indústria: Fiea reafirma compromisso com sustentabilidade dos negócios

Entidade reúne especialistas para discutir propostas de desenvolvimento em ESG

Ver notícia completa >
card blog conteudo

15 de maio de 2024

Setor de Petroquímica deve gerar 300 mil empregos nos próximos anos

Senai oferta curso técnico para quem deseja aproveitar oportunidades

Ver notícia completa >
card blog conteudo

8 de maio de 2024

Senai/AL marca presença no Festival Ademi da Casa Própria

São diversas possibilidades ofertadas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial

Ver notícia completa >

Mais lidas

×