Qualifica Educação forma primeira turma no polo de Arapiraca

06 de junho de 2022
descrição da imagem

Programa gera oportunidades no mercado de trabalho para jovens e adultos

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) entregaram os certificados de conclusão para os estudantes da rede pública estadual que fizeram os cursos do programa Qualifica Educação no polo de Arapiraca.

Esta primeira turma contou com 68 estudantes do ensino médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA) Médio - regularmente matriculados nas segundas e terceiras séries - das escolas estaduais da região. Os cursos gratuitos de assistente administrativo, operador de computador, almoxarife, e assistente de suporte e manutenção de computadores, além de receberem auxílio estudantil durante a formação.

Além dos concluintes, a cerimônia contou com a presença de mais de mil estudantes de escolas estaduais da região, que tiveram a oportunidade de conhecer melhor o Qualifica Educação, assim como os cursos ofertados pelo Senai e ouvir as experiências dos colegas formandos.

“Foi uma festa linda onde, além da confraternização, pudemos nos emocionar com histórias de sonhos realizados por meio de cursos do Senai, nesta grande parceria com a Educação estadual. O projeto de vida é todo deles, mas, o Senai ajuda a abrir portas”, afirmou a diretora de Educação e Tecnologia do Sesi Senai em Alagoas, Cristina Suruagy.

A secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos, destacou que a formação profissional e o empreendedorismo são pilares do Novo Ensino Médio, com uma oferta de conhecimento mais abrangente e que visa preparar o jovem para a realização de seu projeto de vida. “Por meio desta parceria com o Senai, atendemos essa premissa e possibilitamos que tanto os alunos do ensino médio como da EJA saiam mais preparados e qualificados para o mercado de trabalho”, disse.

Necessidades

Integrante da turma de formandos, o estudante Emanuel Arthur, da Escola Estadual Quintela Cavalcante, de Arapiraca, conta que decidiu fazer o curso profissionalizante pela necessidade do mercado. “No mercado de trabalho da nossa cidade faltam profissionais qualificados na área de almoxarifado. Por isso, escolhi esse curso e espero me destacar e ter boas oportunidades”, revelou. 

O governador Paulo Dantas, o ex-governador Renan Filho, o ex-secretário de Estado da Educação Rafael Brito, e a gerente da Unidade Integrada Sesi Senai de Arapiraca, Thiana Cysneiros, também participaram da cerimônia.