Programa Mocambos receberá ideias para desenvolver região do Quilombo dos Palmares

07 de outubro de 2022

Inscrições serão abertas na próxima semana, pelo Senai e Prefeitura de União dos Palmares

Empreendedores dos municípios alagoanos de União dos Palmares, Murici, Ibateguara, Santana do Mundaú, Branquinha e São José da Laje vão poder contribuir com o desenvolvimento da cultura e do turismo da região do Quilombo dos Palmares por meio da apresentação de ideias inovadoras.

O programa Mocambos, lançado na manhã dessa quinta-feira, 6, pela Prefeitura de União dos Palmares-AL e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) também vai apoiar os 15 projetos selecionados com orientações técnicas, mentorias, capacitações, oficinas de cocriação e acesso ao ambiente de prototipação do Hub Senai de Inovação e Tecnologia, no Senai Poço.

As inscrições serão realizadas de 13 de outubro a 13 de novembro no link que será aberto em https://doity.com.br/mocambos. A ideia do programa Mocambos é valorizar e desenvolver a região que abrigou o mais emblemático dos quilombos formados no período colonial, liderado por Zumbi dos Palmares, símbolo da resistência negra contra a escravidão.

“Essa é uma parceria inovadora entre o Senai e a Prefeitura de União, que nos procurou para valorizar ainda mais os aspectos culturais, que são muito ricos na região do Quilombo dos Palmares”, explicou o gerente executivo de Inovação e Tecnologia do Senai/AL, Maicon Lacerda, durante o lançamento do programa que ocorreu durante a Feira das Profissões realizada na praça Basiliano Sarmento, no Centro.

O prefeito de União dos Palmares, Kil de Freitas, disse que é muito importante incentivar a juventude a colaborar com o crescimento do município. “Estamos lançando um programa interessante para a cidade, para que as pessoas contribuam com projetos inovadores e para que a gente possa desenvolver o turismo, a cultura e os serviços no município, a partir dessas ideias que irão chegar”, explicou.

Ao final das capacitações, as cinco melhores ideias receberão uma premiação de R$ 20 mil para aplicar no seu negócio. Para o secretário de Indústria e Comércio de União dos Palmares, Marcos Lobo, a participação das pessoas da região deve transformar o Mocambos em um caso de sucesso.  

“O programa apresentado pela equipe do Senai nos proporcionou abrir a mente dos jovens, das pessoas participantes aqui de nossa cidade e região na condição de se dispor a trazer a sua ideia e fazer com que possa ser real e trazer um produto que caracterize nossa região. Então, [a ação de engajamento] foi um sucesso”, destacou.