21 de março de 2023

Prefeitura e Senai lançam programa Inova Pilar Expert

A Prefeitura de Pilar, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), deu o pontapé inicial ao programa Inova Pilar Expert, iniciativa inédita que vai fomentar o empreendedorismo inovador por meio da execução dos 15 projetos selecionados para solucionar demandas da população e da cidade.

O lançamento ocorreu no último sábado (18), durante o Weni XP, evento que reuniu, no Centro de Inovação do Polo Tecnológico de Maceió, profissionais e entusiastas da área tech. As startups vão participar de ações de capacitação ofertadas pelo Hub Senai de Inovação e Tecnologia, preparando-os para a criação dos produtos e sua comercialização junto ao poder público.

O Inova Pilar Expert é um desdobramento do Pilar Startup Challenge, competição realizada no ano passado, durante o Trakto Show. Turismóloga da Prefeitura de Pilar e uma das responsáveis pelo programa, Priscila Pereira explica que cada startup terá 12 meses para implantar a sua solução. “A finalidade é aprimorar a prestação dos serviços públicos”, afirma.

Segundo ela, Pilar é a primeira cidade do interior do Nordeste a investir recursos públicos em startups para o desenvolvimento de produtos e serviços inovadores, já se equiparando a capitais como Recife e Salvador.

Outro diferencial do Inova Pilar Expert é que cada empresa deve adotar uma escola municipal para desenvolver ações de educação empreendedora. “Teremos empresas nascendo na cidade. Hoje, Pilar dá mais uma demonstração de seu compromisso com o tema, incentivando ações de empreendedorismo que trarão resultados também em longo prazo”, afirma a supervisora de Inovação e Empreendedorismo do Senai, Nicolle Alencar.

O prefeito Renato Filho defendeu que o incentivo à criatividade empreendedora e científica é um dever do gestor público. “Todo município e estado precisam ter pessoas para pensar o futuro, que pensam grande e contribuam para a construção dos próximos 20 anos, e isso não se restringe à equipe técnica da prefeitura ou governo. Temos o dever de incentivar a população, os pesquisadores e estudantes nesse processo”, disse.

Projetos

Entre os 15 projetos selecionados há drone criado por mulheres cientistas, chat para agilizar o atendimento na saúde pública, e uso de cogumelos na medicina. O curativo Curamel, produto genuinamente alagoano, pretende revolucionar o tratamento de feridas complexas. Derivado da caatinga, o biocurativo é 100% natural e deve ajudar especialmente as infecções ocasionadas pelo chamado pé diabético, de difícil tratamento.

Últimas noticias

card blog conteudo

6 de junho de 2024

Jornada da Indústria: Fiea reafirma compromisso com sustentabilidade dos negócios

Entidade reúne especialistas para discutir propostas de desenvolvimento em ESG

Ver notícia completa >
card blog conteudo

15 de maio de 2024

Setor de Petroquímica deve gerar 300 mil empregos nos próximos anos

Senai oferta curso técnico para quem deseja aproveitar oportunidades

Ver notícia completa >
card blog conteudo

8 de maio de 2024

Senai/AL marca presença no Festival Ademi da Casa Própria

São diversas possibilidades ofertadas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial

Ver notícia completa >

Mais lidas

×