21 de março de 2023
Prefeitura e Senai lançam programa Inova Pilar Expert
A Prefeitura de Pilar, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), deu o pontapé inicial ao programa Inova Pilar Expert, iniciativa inédita que vai fomentar o empreendedorismo inovador por meio da execução dos 15 projetos selecionados para solucionar demandas da população e da cidade.
O lançamento ocorreu no último sábado (18), durante o Weni XP, evento que reuniu, no Centro de Inovação do Polo Tecnológico de Maceió, profissionais e entusiastas da área tech. As startups vão participar de ações de capacitação ofertadas pelo Hub Senai de Inovação e Tecnologia, preparando-os para a criação dos produtos e sua comercialização junto ao poder público.
O Inova Pilar Expert é um desdobramento do Pilar Startup Challenge, competição realizada no ano passado, durante o Trakto Show. Turismóloga da Prefeitura de Pilar e uma das responsáveis pelo programa, Priscila Pereira explica que cada startup terá 12 meses para implantar a sua solução. “A finalidade é aprimorar a prestação dos serviços públicos”, afirma.
Segundo ela, Pilar é a primeira cidade do interior do Nordeste a investir recursos públicos em startups para o desenvolvimento de produtos e serviços inovadores, já se equiparando a capitais como Recife e Salvador.
Outro diferencial do Inova Pilar Expert é que cada empresa deve adotar uma escola municipal para desenvolver ações de educação empreendedora. “Teremos empresas nascendo na cidade. Hoje, Pilar dá mais uma demonstração de seu compromisso com o tema, incentivando ações de empreendedorismo que trarão resultados também em longo prazo”, afirma a supervisora de Inovação e Empreendedorismo do Senai, Nicolle Alencar.
O prefeito Renato Filho defendeu que o incentivo à criatividade empreendedora e científica é um dever do gestor público. “Todo município e estado precisam ter pessoas para pensar o futuro, que pensam grande e contribuam para a construção dos próximos 20 anos, e isso não se restringe à equipe técnica da prefeitura ou governo. Temos o dever de incentivar a população, os pesquisadores e estudantes nesse processo”, disse.
Projetos
Entre os 15 projetos selecionados há drone criado por mulheres cientistas, chat para agilizar o atendimento na saúde pública, e uso de cogumelos na medicina. O curativo Curamel, produto genuinamente alagoano, pretende revolucionar o tratamento de feridas complexas. Derivado da caatinga, o biocurativo é 100% natural e deve ajudar especialmente as infecções ocasionadas pelo chamado pé diabético, de difícil tratamento.
Últimas noticias
13 de agosto de 2024
Senai mostra um mundo de oportunidades e inovações à comunidade
Mundo Senai abriu portas das unidades em Maceió e Arapiraca
5 de agosto de 2024
Mundo Senai 2024 oferece oportunidades de capacitação e emprego em Maceió e Arapiraca
Unidades de Maceió e Arapiraca abrirão as portas para visitantes
5 de agosto de 2024
Sesi e Senai apresentam soluções e serviços em reunião com o Sindcachaça
Encontro teve a presença da Unidade Sindical da Fiea e do Sebrae/AL
Mais lidas
- Senai e Equatorial/AL ofertam curso gratuito de Informática a comunidade
- Senai e Braskem tiram dúvidas dos alunos de Petroquímica sobre estágio e processos
- Serviços do Sesi e Senai são atrativos do fim de semana no Arapiraca Garden Shopping
- Alunos do Senai/AL serão contratados por multinacional
- Senai e Usina Coruripe formam turmas de Aprendizagem Industrial