19 de julho de 2022

Laboratório do Senai é credenciado para atender construtoras na obtenção do SiAC

O Laboratório de Metrologia do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de Alagoas, localizado na escola do bairro do Poço, está apto a atender às construtoras alagoanas de acordo com o Sistema de Avaliação da Conformidade de Empresas de Serviços e Obras da Construção Civil (SiAC).

Essa competência foi atestada por técnicos da Sistemac, empresa contratada pela Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Alagoas (Ademi-AL) para realizar a avaliação. Ao final, o relatório apontou que o laboratório do Senai atende às exigências do anexo 7 do SiAC, que tem como base a norma NBR-17025 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

“O SiAC serve como um selo de qualidade e conformidade para a empresa e, principalmente, para as incorporadoras e construtoras que desenvolvem projetos públicos”, explica o responsável técnico do laboratório, Eldon Vítor.

O sistema possui um regimento com todos os critérios de avaliação das construtoras. E um deles é a avaliação dos laboratórios que fazem os ensaios do controle tecnológico da empresa. Com a aprovação obtida neste mês de julho, o laboratório do Senai é o único do estado credenciado para atender ao setor da construção civil dentro das normas e exigências técnicas.

As construtoras devem ficar atentas ao regimento do sistema, visto que a adesão ao Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H) é exigida para execução de obras públicas.

“Por exemplo, a Caixa Econômica só concede financiamentos habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida a projetos que tenham o certificado do SiAC/PBQP-H. Por isso, é tão importante que gestores de projetos e de obras estejam atentos a todos os requisitos do regimento SiAC”, afirma o técnico.

O consultor da Ademi Marcos Aurélio Camelo destaca a importância de se ter um laboratório credenciado para o setor. “O objetivo é melhorar a qualidade, a produtividade e a sustentabilidade da construção civil, por meio de ensaios tecnológicos em conformidade com as normas da ABNT, através de um avaliador qualificado”, disse.

Últimas noticias

card blog conteudo

6 de junho de 2024

Jornada da Indústria: Fiea reafirma compromisso com sustentabilidade dos negócios

Entidade reúne especialistas para discutir propostas de desenvolvimento em ESG

Ver notícia completa >
card blog conteudo

15 de maio de 2024

Setor de Petroquímica deve gerar 300 mil empregos nos próximos anos

Senai oferta curso técnico para quem deseja aproveitar oportunidades

Ver notícia completa >
card blog conteudo

8 de maio de 2024

Senai/AL marca presença no Festival Ademi da Casa Própria

São diversas possibilidades ofertadas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial

Ver notícia completa >

Mais lidas

×