19 de julho de 2022
Laboratório do Senai é credenciado para atender construtoras na obtenção do SiAC
O Laboratório de Metrologia do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de Alagoas, localizado na escola do bairro do Poço, está apto a atender às construtoras alagoanas de acordo com o Sistema de Avaliação da Conformidade de Empresas de Serviços e Obras da Construção Civil (SiAC).
Essa competência foi atestada por técnicos da Sistemac, empresa contratada pela Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Alagoas (Ademi-AL) para realizar a avaliação. Ao final, o relatório apontou que o laboratório do Senai atende às exigências do anexo 7 do SiAC, que tem como base a norma NBR-17025 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
“O SiAC serve como um selo de qualidade e conformidade para a empresa e, principalmente, para as incorporadoras e construtoras que desenvolvem projetos públicos”, explica o responsável técnico do laboratório, Eldon Vítor.
O sistema possui um regimento com todos os critérios de avaliação das construtoras. E um deles é a avaliação dos laboratórios que fazem os ensaios do controle tecnológico da empresa. Com a aprovação obtida neste mês de julho, o laboratório do Senai é o único do estado credenciado para atender ao setor da construção civil dentro das normas e exigências técnicas.
As construtoras devem ficar atentas ao regimento do sistema, visto que a adesão ao Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H) é exigida para execução de obras públicas.
“Por exemplo, a Caixa Econômica só concede financiamentos habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida a projetos que tenham o certificado do SiAC/PBQP-H. Por isso, é tão importante que gestores de projetos e de obras estejam atentos a todos os requisitos do regimento SiAC”, afirma o técnico.
O consultor da Ademi Marcos Aurélio Camelo destaca a importância de se ter um laboratório credenciado para o setor. “O objetivo é melhorar a qualidade, a produtividade e a sustentabilidade da construção civil, por meio de ensaios tecnológicos em conformidade com as normas da ABNT, através de um avaliador qualificado”, disse.
Últimas noticias

16 de novembro de 2023
Senai inicia turmas de jovens aprendizes nas usinas Camaragibe e Santo Antônio
Turmas terão, no total, 92 alunos; aula inaugural ocorreu na terça-feira (14)

9 de novembro de 2023
Escola de Eletricistas: Senai e Equatorial formam 24 novos profissionais para o mercado
Esta foi a primeira turma deste ano em Maceió e a segunda do estado

7 de novembro de 2023
Prefeitura de São Miguel e Senai lançam edital de empreendedorismo inovador
15 projetos em educação, economia criativa e tecnologia terão apoio para sair do papel
Mais lidas
- Senai e Equatorial/AL ofertam curso gratuito de Informática a comunidade
- Alunos do Senai/AL serão contratados por multinacional
- Senai e Braskem tiram dúvidas dos alunos de Petroquímica sobre estágio e processos
- Serviços do Sesi e Senai são atrativos do fim de semana no Arapiraca Garden Shopping
- Alagoas terá o primeiro HUB Senai de Inovação e Tecnologia do Brasil