Equipe do Senai recebe treinamento em ensino com foco na aprendizagem digital

22 de dezembro de 2021

Oficina atende ao convênio firmado com a Secretaria de Estado da Educação para oferta de dez mil vagas em cursos profissionalizantes

Trinta e um colaboradores do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), entre instrutores e orientadoras pedagógicas, participaram de uma capacitação para aprimorar conceitos e técnicas de concepção e organização do processo de ensino-aprendizagem, com foco na aprendizagem digital.

A oficina de elaboração de plano de aula foi realizada nos últimos dias 13, 14 e 15, tendo como mediadoras as especialistas Anna Cristina e Bianca Starling, que foram cedidas pelo Departamento Nacional do Senai.

Durante o treinamento, foram estruturados os planos de aula de 36 cursos que serão ofertados em 2022 no âmbito da parceria entre o Senai e o Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Nesse programa de qualificação profissional, o Senai será responsável por ofertar 10 mil vagas em diversos cursos para estudantes da rede pública estadual.

O convênio que oficializou um dos maiores programas de educação profissional já realizados no estado foi assinado no último dia 13, na sede do Instituto Unibanco, em São Paulo, pelo presidente da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), José Carlos Lyra de Andrade, pelo governador Renan Filho e pelo titular da Seduc, o secretário Rafael Brito.

Objetivos

A oficina combinou os conceitos do Design Instrucional e as novas perspectivas do aprendizado no mundo digital. Foram momentos que permitiram a todos explorar novos caminhos para que o ensino seja planejado de uma forma que seja possível enfrentar os desafios atuais da educação e avançar rumo ao patamar da educação profissional digital.