22 de fevereiro de 2024

Curso de montador de andaimes do Senai termina com 70% da turma contratada

Egressos começam semana que vem na Monsertec e atuarão nas plantas da Braskem

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), a Monsertec e a Braskem encerraram com chave de ouro a turma de montador de andaimes formada por pessoas do Pontal da Barra, Trapiche, Prado, Ponta Grossa e Virgem dos Pobres. Isso porque a inserção dos egressos no mercado de trabalho se aproximou dos 70% – dos 27 concluintes, 18 foram imediatamente contratados.

 

“Essa é uma parceria que deu certo!”, comemorou o coordenador de contratos da Monsertec, Guilherme Peixoto, que ressaltou a geração de oportunidades para as pessoas das comunidades. “Eles já começam a carreira profissional na semana que vem. Em relação aos outros nove que não foram contratados, estamos batalhando para que eles tenham oportunidades em breve, pois, são guerreiros”, disse.

 

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), José Carlos Lyra de Andrade, destacou que, além de ser referência na formação profissional, o Senai Alagoas oferta cursos conforme as demandas da Indústria apontadas no Mapa Industrial do Trabalho. “O Senai, dessa forma, cumpre sua missão transformadora nas vidas das pessoas e das Indústrias, sendo uma ponte para o futuro”, revelou.

 

A cerimônia de entrega de certificados foi realizada na tarde da terça-feira (20), no Cinturão Verde da Braskem, que fica no Pontal da Barra. O Senai foi representado na solenidade pela orientadora educacional Adyjilla Robertha, pelos instrutores Caroline Simões e Cícero Ronaldo.   

 

O gerente do Senai Poço, Welton Barbosa, atribui o alto índice de empregabilidade à aproximação do Senai com a Indústria. “Isso é importante para a formação dos nossos alunos. Provocados por uma necessidade de uma grande indústria, que é a Braskem, formatamos um curso que teve por objetivo a formação do montador de andaime industrial com as características e necessidades do serviço que é prestado para uma grande indústria alagoana”, explicou.

 

A participação da indústria nesse processo é o que garante a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho de maneira sólida. “A parceria formada aqui é um belo exemplo de como a união entre educação e oportunidade transforma realidades. O mercado de trabalho agora conta profissionais de qualificação sólida, com experiência dentro da indústria e que estão prontos para iniciarem suas jornadas”, disse Hélcio Colodete, diretor industrial da Braskem em Alagoas. Ainda segundo ele, “a aprendizagem é algo que transcende todos os períodos de nossa vida e faz uma diferença enorme na história de cada um”, completou.

 

Jaiane Cristina, de 22 anos, não gosta de ficar parada. Enfrentar desafios é com ela. Por isso, quando o Senai abriu a turma, ela correu para se matricular. “Eu gosto de oportunidades, todas elas são válidas para mim. e quando surgiu este curso eu não pensei duas vezes”, afirmou.

 

Ela é uma das duas mulheres que foram preparadas pelo Senai na área. Inicialmente temerosa, por estar em um mercado predominantemente masculino, Jaiane cresceu durante o curso, se destacou e acabou sendo contratada. “Comecei o curso com um pouco de receio, mas, logo, fui vendo que levava jeito. Comecei a fazer coisas que achava não ser capaz de fazer e recebia muitos elogios por isso. Estava muito confiante de que iria receber o telefonema para ser contratada”, disse.

Últimas noticias

card blog conteudo

6 de junho de 2024

Jornada da Indústria: Fiea reafirma compromisso com sustentabilidade dos negócios

Entidade reúne especialistas para discutir propostas de desenvolvimento em ESG

Ver notícia completa >
card blog conteudo

15 de maio de 2024

Setor de Petroquímica deve gerar 300 mil empregos nos próximos anos

Senai oferta curso técnico para quem deseja aproveitar oportunidades

Ver notícia completa >
card blog conteudo

8 de maio de 2024

Senai/AL marca presença no Festival Ademi da Casa Própria

São diversas possibilidades ofertadas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial

Ver notícia completa >

Mais lidas

×