23 de abril de 2024

Alunos que vão representar o Brasil na Worlsdskills 2024 treinam no Senai/AL

Três jovens de São Paulo e uma de Goiás buscarão o título na competição

No caminho para chegar ao topo do mundo, quatro alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) – três de São Paulo e uma de Goiás – passam esta semana em Maceió. Porém, a estadia na bela capital alagoana, de praias famosas, será de muito trabalho visando ao destino final: Lyon, na França. É lá que ocorre o mundial de profissões, a WorldSkills 2024. Na sua 47ª edição, a competição será realizada de 10 a 15 de setembro deste ano.

 

Os jovens são da área de Tecnologia. No treinamento em Maceió, eles vão simular o ambiente de competição que encontrarão na cidade europeia, entre competidores de outros países. As provas da Worldskills testam habilidades individuais e coletivas de suas ocupações dentro de padrões internacionais de qualidade. Para chegarem bem preparados, o Senai de Alagoas, além de todo know how na área, montou um estrutura especial para recebê-los na escola Senai Poço.

 

O treinamento começou nesta segunda-feira, 22, e segue até sexta, 26. Estão em Maceió os alunos Gustavo Souza (Senai/SP), da ocupação Soluções em Software para Negócios; João Pedro Ribeiro (Senai/SP), da ocupação Desenvolvimento de Aplicativos Móveis; Isabella Rodrigues Souza (Senai/GO), de Tecnologia de Design Gráfico; e Pedro Lucas Câmara Rodrigues Lopes (Senai/SP), da ocupação Tecnologias Web.

 

A Alagoas, os jovens vieram acompanhados de seus “experts”. Eles são especialistas que compartilham suas experiências e competências, sendo fundamentais na competição. “Nossa missão é acompanhar os competidores e realizar toda a gestão do treinamento, desenvolvendo o plano de treino, realizando capacitações junto aos demais especialistas experientes nas competências a serem desenvolvidas, em busca de preparar os competidores para uma competição de profissões que avalia os resultados baseados em padrões internacionais”, explica a alagoana Leyla Santos, que é expert da ocupação Tecnologias Web.

 

Ela vai acompanhar o representante brasileiro desta área profissional em Lyon e conta que a preparação vai além das técnicas. “Além dos conhecimentos técnicos, é fundamental o desenvolvimento das competências comportamentais, que são indispensáveis para todo profissional, objetivando prepará-los da forma mais completa possível para a competição internacional”, acrescenta.

 

Em Maceió, eles contam ainda com o apoio e experiência de profissionais que, de alguma forma, tiveram experiência com a competição. É o caso do colaborador Luiz Ferreira, do Senai Poço, que atuará como consultor e avaliador da competidora goiana Isabella Rodrigues, cujo expert não pôde viajar para a capital alagoana. 

 

Nesta segunda-feira, 22, após as boas-vindas e ambientação no espaço exclusivo, João Pedro, de 20 anos, revelou o que espera da experiência em Maceió. “É aprender bastante, porque é uma experiência nova para mim. Sentir um pouco esse clima mais competitivo, mudar um pouco de ambiente, conhecer pessoas novas e adquirir muito conhecimento para a minha carreira”, disse ele.

 

O estudante do Senai/SP é o primeiro brasileiro a representar o país nesta modalidade e quer fazer bonito na França. “Eu quero representar da melhor forma o Brasil, ganhar a medalha e me superar também, mostrar que eu posso!” concluiu.

Últimas noticias

card blog conteudo

6 de junho de 2024

Jornada da Indústria: Fiea reafirma compromisso com sustentabilidade dos negócios

Entidade reúne especialistas para discutir propostas de desenvolvimento em ESG

Ver notícia completa >
card blog conteudo

15 de maio de 2024

Setor de Petroquímica deve gerar 300 mil empregos nos próximos anos

Senai oferta curso técnico para quem deseja aproveitar oportunidades

Ver notícia completa >
card blog conteudo

8 de maio de 2024

Senai/AL marca presença no Festival Ademi da Casa Própria

São diversas possibilidades ofertadas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial

Ver notícia completa >

Mais lidas

×