13 de janeiro de 2023
A sua Indústria opera com capacidade produtiva ou ociosa?
Entenda a capacidade da sua indústria e faça seu negócio avançar ainda mais.
O planejamento de uma indústria envolve inúmeros processos, um dos principais pontos desse esquema está no entendimento de sua capacidade e na rotina de sua aplicação, seja ela: ociosa ou produtiva.
Segundo um levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Economia (IBRE) da FGV, quase todos os setores das indústrias tiveram um aumento na ociosidade das fábricas. De 15 segmentos avaliados no Brasil, 12 operam com capacidade de produção abaixo da média, o nível de utilização geral ficou em 74,6% enquanto a média histórica foi de 81%. Apenas os setores farmacêuticos, papel e celulose desempenham uma capacidade produtiva elevada, mantendo um controle maior sobre a ociosidade.
Entender como funcionam essas capacidades impacta diretamente no resultado do negócio e no crescimento de médio e longo prazo.
1) Capacidade produtiva x Capacidade Ociosa
O que as duas têm de semelhante é que ambas são fundamentais na organização e conhecimento do processo produtivo de uma indústria, a diferença é que a capacidade produtiva estima o que a empresa conseguirá compor, levando em consideração todos os recursos disponíveis nesse processo, alinhando o tempo, demanda e comercialização. Enquanto a capacidade ociosa é o resultado da baixa atividade do setor e representa o que está sendo perdido no processo de produção, como mão de obra sem função, maquinário inutilizável, material em excesso e demais condições que prejudicam uma visão geral da empresa.
Dessa forma, vale entender que a capacidade produtiva em excesso também não é efetiva para o negócio, podendo gerar acúmulos nos estoques, realocação de produtos, entre outras perdas. Então, fique atento para manter o bom equilíbrio da sua produção.
2) As boas práticas
É importante planejar sua indústria de acordo com a realidade identificando os limites da empresa, esse é o primeiro passo para desenvolver cada etapa da operação.
E de que modo, então, é possível diminuir a capacidade ociosa e adequar o volume da produção?
Definir com clareza algumas metas de produtividade, capacitar profissionais atualizando sempre suas habilidades e novos conhecimentos para que consigam resolver problemas e lidar com improvisos de suas rotinas, investir em novos equipamentos e realizar manutenção dos mesmos impedindo que a capacidade ociosa aumente. Otimizar os processos industriais por meio de sistemas que integram todas as áreas gerindo de forma ampla a indústria.
Quer saber mais sobre as ferramentas disponíveis para implementar e melhorar os processos produtivos de sua indústria?
Últimas do Blog
26 de outubro de 2023
Ecoinovação: modelo de negócio
28 de setembro de 2023
ERP: a ferramenta que pode transformar a gestão da sua empresa
Software que integra todas as informações e processos de uma empresa em um único sistema
19 de setembro de 2023
Metrologia Industrial: entenda a importância desta ferramenta
Responsável por fornecer dados confiáveis para melhores tomadas de decisão