Dúvidas Frequentes (FAQ)
Confira abaixo as perguntas frequentes sobre o SENAI. Se ainda assim precisar, você também pode utilizar os contatos das unidades nos estados ou enviar um e-mail .
1. Qual a diferença entre os cursos de técnicos, de qualificação, de iniciação, de aperfeiçoamento e de aprendizagem do Senai?
+
O Senai oferece diversos tipos de cursos, cada um com um objetivo específico e focado em diferentes estágios de aprendizado e qualificação profissional. Veja as diferenças entre os cursos técnicos, de qualificação, de iniciação, de aperfeiçoamento e de aprendizagem:
a) Cursos Técnicos:
Objetivo: Formar profissionais de nível técnico para atuarem em setores específicos da indústria.
Duração: Normalmente de 1 a 2 anos.
Nível: Nível médio. Podem ser cursados por estudantes do ensino médio ou por aqueles que já concluíram.
Certificação: Diploma de técnico de nível médio.
Exemplo: Técnico em Mecânica, Técnico em Eletrotécnica.
b) Cursos de Qualificação Profissional:
Objetivo: Preparar o aluno para o primeiro emprego em uma determinada ocupação, desenvolvendo habilidades específicas para uma função.
Duração: Geralmente de 3 a 6 meses.
Nível: Básico, não exige conhecimento prévio.
Certificação: Certificado de qualificação profissional.
Exemplo: Operador de Máquinas, Soldador.
c) Cursos de Iniciação Profissional:
Objetivo: Introduzir conceitos básicos sobre uma área ou função, sendo o primeiro contato com a profissão.
Duração: Curtos, de algumas horas até poucos meses.
Nível: Básico, voltado para iniciantes sem qualquer experiência.
Certificação: Certificado de participação ou conclusão.
Exemplo: Noções de Eletricidade, Introdução à Informática.
d) Cursos de Aperfeiçoamento Profissional:
Objetivo: Atualizar ou aprimorar conhecimentos de profissionais que já atuam na área.
Duração: Curtos, de alguns dias a alguns meses.
Nível: Avançado, requer conhecimento ou experiência prévia na área.
Certificação: Certificado de aperfeiçoamento.
Exemplo: Aperfeiçoamento em Soldagem Avançada, Atualização em Manutenção de Máquinas.
e) Cursos de Aprendizagem:
Objetivo: Formação inicial de jovens para o mercado de trabalho, combinando teoria com prática.
Duração: De 1 a 2 anos.
Nível: Voltado para jovens de 14 a 24 anos, conforme a Lei da Aprendizagem.
Certificação: Certificado de aprendizagem.
Exemplo: Aprendizagem Industrial em Mecânica de Usinagem.
Cada curso é direcionado para públicos diferentes, com diferentes objetivos, e prepara os alunos para atender às demandas da indústria em diversas fases de sua carreira profissional.
Se precisar de mais detalhes sobre algum curso específico, fale com nossa Central de Relacionamento por ligação no número (82) 3021-7374 ou pelo WhatsApp no número (82) 2121-3030.
2. Quero fazer um curso no Senai, quais os que estão abertos agora?
+
Para saber sobre os cursos com inscrições abertas acesse Cursos no menu principal do site do Senai ou fale com
nossa Central de Relacionamento, por ligação no número (82)3021-7374 ou pelo WhatsApp no número (82)2121-
3030.
3. O curso que tenho interesse não esteja disponível no momento, como faço?
+
Basta entrar em contato com nossa Central de Relacionamento, por ligação no número (82)3021-7374 ou pelo
WhatsApp no número (82)2121-3030, para realizar o seu cadastro no Banco de Interesses. Assim que surgirem
novas turmas para o curso de seu interesse, entraremos em contato para oferecê-lo
4. Quero me matricular num curso do Senai, como fazer?
+
As matrículas nos cursos do Senai podem ser realizadas de forma remota, acessado Cursos no menu principal do
site do Senai, ou de forma presencial nas unidades do Senai em Maceió e Arapiraca.
Os documentos necessários para matrícula são:
– Registro Geral – RG;
– CPF do estudante;
– Cópia do comprovante de residência atualizado (3 últimos meses);
– Comprovante de escolaridade, apenas para os Cursos Técnicos;
– RG e CPF do responsável legal, para alunos de menoridade;
– RG e CPF do responsável financeiro, nos casos em que outra pessoa pague pelo curso de um maior de
idade;
– Documento comprobatório para concessão de desconto.
5. Como posso ter desconto nos cursos do Senai?
+
O Senai mantem uma tabela com preços diferenciada para trabalhadores da indústria, trabalhadores das
indústrias sindicalizadas à Fiea, funcionários públicos estaduais, alunos das escolas Sesi e os dependentes de
primeiro grau de todas estas categorias. Para saber o desconto de cada categoria fale com nossa Central de
Relacionamento, por ligação no número (82)3021-7374 ou pelo WhatsApp no número (82)2121-3030.
6. Qual o horário dos cursos presenciais do Senai?
+
Você pode verificar o turno de cada acessando Cursos no menu principal do site do Senai. Em Maceió o horário
dos turnos é: matutino das 7:30h às 11:30h; vespertino das 13:30h às 17:30h e noturno das 19h às 22h. Em
Arapiraca, o turno matutino vai das 8h às 12h; o vespertino das 13h às 17h e o noturno das 19h às 22h.
7. Qual o endereço e horários de funcionamento das escolas do Senai?
+
Senai Benedito Bentes:
Endereço: Avenida Antônio Lisboa
de Amorim, 1751 – Benedito
Bentes, Maceió – AL, 57084-700
Funcionamento: de segunda a
sexta das 07h às 21h e aos
sábados das 08h às 12h
Senai Poço:
Endereço: localizada na Rua Pedro
Américo, 18 – Poço, Maceió – AL,
57025-890
Funcionamento: de segunda a
sexta das 08h às 21h e aos
sábados das 08h às 13h
Senai Arapiraca:
Endereço: Rua Engenheiro Camilo
Collier, 520, Primavera –
Arapiraca/AL CEP: 57304-240
Funcionamento: 07h30min às 22h
(Segunda à Sexta), aos sábados:
08h às 12h.
8. Quais os serviços oferecidos pelo Senai para minha empresa?
+
O Senai oferece uma ampla gama de serviços para empresas, com o objetivo de apoiar o desenvolvimento
industrial, aumentar a competitividade e promover a inovação. Esses serviços visam fortalecer a indústria
nacional, elevar o nível de competitividade das empresas e promover um ambiente de inovação e excelência
produtiva.
Para saber mais sobre os serviços que o Senai oferece para sua empresa acesse opção Para Empresas no menu
principal do site do Senai ou fale com nossa Central de Relacionamento, por ligação no número (82)3021-7374
ou pelo WhatsApp no número (82)2121-3030.
9. Como registrar pedidos de informação para o Departamento Regional do Senai Alagoas?
+
Por meio do formulário eletrônico, bastando acessar o link https://al.senai.br/transparencia2/abrir-solicitacao-sac/, preencher seus dados, escrever de forma clara e objetiva seu pedido de informação, clicar no botão “Enviar
Solicitação”, marcar a opção “Não sou um robô” e, em seguida, confirmar no botão “Enviar Solicitação”. Caso
necessário, é possível enviar anexos junto à solicitação. Um número de protocolo, que possibilita o
acompanhamento da demanda, será enviado para o e-mail que registrou no formulário eletrônico.
Além do envio pelo formulário eletrônico acima descrito, você poderá enviar seu pedido de informação pelos
outros canais de acesso ao Senai-AL:
a) Presencial – entregue no endereço: Av. Fernandes Lima, 385, Farol, Edifício Casa da Indústria Napoleão Barbosa,
Maceió, AL, CEP 57055-902.
b) Telefone – por ligação no número (82)3021-7374 ou pelo WhatsApp no número (82)2121-3030, de segunda a
sexta, das 7h às 18h30.
c) Correspondência – preencha o formulário disponível para download na página de registro da solicitação de
informação no site do Sesi-AL e envie para Fernandes Lima, 385, Farol, Edifício Casa da Indústria Napoleão
Barbosa, Maceió, AL, CEP 57055-902.
d) E-mail da Central de Relacionamento do Sesi-AL – centralderelacionamento@sistemafiea.com.br.
10. Como consultar os pedidos registrados?
+
A consulta do pedido de informação é realizada por meio da ferramenta de consulta disponível no link
https://al.senai.br/transparencia2/acompanhar-recorrer/, basta informar o número de protocolo no quadro
“Consultar Protocolo” e clicar em “Visualizar”. Caso tenha esquecido o número do protocolo, click em “Esqueci o
Protocolo” e informe o e-mail que foi utilizado no momento da formulação do pedido inicial, você receberá uma
mensagem com todos números de protocolo registrados naquele e-mail, lembre de verificar a caixa de Spam, a
mensagem pode ter parado lá.
11. Quais os prazos de resposta para os pedidos de informação?
+
As demandas de baixa complexidade são atendidas em até 1 dia útil. As demandas de média complexidade,
aquelas que exigem esforço de análise e de pesquisa, são respondidas em até 7 dias úteis. As demandas de alta
complexidade, aquelas que exigem esforço maior de análise e de pesquisa, são respondidas em até 20 dias úteis.
Quando o pedido de informação for de média ou de alta complexidade, o demandante receberá uma mensagem
via e-mail, informando qual será seu prazo de atendimento.
12. Como abrir Recurso?
+
Caso receba resposta do SAC negando o acesso à informação (parcial ou integralmente), com ou sem justificativa,
você poderá recorrer para o responsável superior no prazo de 10 dias úteis, contado do recebimento da resposta.
Se a decisão do responsável superior mantiver a posição inicial do SAC, você poderá recorrer ainda, em igual
prazo, para o responsável máximo.
Para recorrer basta acessar o link: https://al.senai.br/transparencia2/acompanhar-recorrer/ e informar o número
de protocolo no quadro “Consultar Protocolo” e clicar em “Visualizar”.
Informado o número de protocolo (aquele enviado por e-mail no momento da apresentação do pedido inicial),
abrirá um campo onde deverá escrever, de forma clara e objetiva, as razões do seu recurso. Em seguida clique no
botão “Enviar”.
Os recursos serão sempre apreciados e respondidos em até 5 dias úteis, contados do 1º dia útil subsequente a
sua apresentação.
13. O que fazer caso seu pedido de informação não receba resposta do SAC no prazo previsto?
+
Você deve aguardar o prazo de 30 dias úteis, contado da data do pedido de informação, e poderá apresentar, nos
10 dias úteis subsequentes, recurso, em razão da omissão, para o responsável superior.
Caso o responsável superior não responda em 5 dias úteis, o sistema encaminhará, automaticamente, o recurso
para o responsável máximo, que deverá decidir em igual prazo.
O recurso, em razão da omissão do SAC, deve ser enviado por meio do link
https://al.senai.br/transparencia2/acompanhar-recorrer/ e informar o número de protocolo no quadro
“Consultar Protocolo” e clicar em “Visualizar”.
14. Como falar sobre meus dados pessoais?
+
Se você busca informações ou quer fazer comentários, sugestões ou reclamações sobre a utilização dos seus
dados pessoais pelo Sesi-AL, entre em contato pelo e-mail privacidade@sistemafiea.com.br.
15. Como conseguir informações sobre o Departamento Regional do Senai de outro Estado?
+
Basta acessar o portal do Departamento Nacional do Senai e escolher o Estado desejado.
16. Quais são os canais de atendimento do Senai-AL?
+
Atendimento por formulário eletrônico – realizado diretamente pelo cidadão, via internet, por meio do
preenchimento e envio do formulário eletrônico disponível no link https://al.senai.br/transparencia2/sac/.
Presencial – o endereço: Av. Fernandes Lima, 385, Farol, Edifício Casa da Indústria Napoleão Barbosa, Maceió, AL,
CEP 57055-902.
Telefone – por ligação no número (82)3021-7374 ou pelo WhatsApp no número (82)2121-3030, de segunda a
sexta, das 7h às 18h30.
Correspondência – preencha o formulário disponível para download na página de registro da solicitação de
informação no site do Sesi-AL e envie para Fernandes Lima, 385, Farol, Edifício Casa da Indústria Napoleão
Barbosa, Maceió, AL, CEP 57055-902.
E-mail da Central de Relacionamento do Sesi-AL – centralderelacionamento@sistemafiea.com.br.
Ouvidoria – Recebe e dá seguimento às manifestações que dizem respeito a reclamações e denúncias além de
examinar, em grau de recurso, pedidos que não foram atendidos ou resolvidos pelo Serviço de Atendimento ao
Cidadão – SAC.
A manifestação pode ser enviada diretamente pelo cidadão, via internet, por meio do preenchimento e envio do
formulário eletrônico disponível no link https://al.senai.br/transparencia2/ouvidoria/ ou por meio dos outros
canais listados acima.
17. Como registrar minha empresa no cadastro de fornecedores do Senai Alagoas?
+
Os interessados em serem fornecedores do Sesi Alagoas devem realizar o cadastro através do Portal de
Compras clicando aqui.
Acompanhe os chamamentos para compras no site Licitações / Processos de Seleção.
18. Quero trabalhar no Senai, como enviar meu currículo?
+
O Senai busca talentos que queiram seguir conosco em constante evolução! Se você está em busca de novas
oportunidades e deseja fazer parte de uma equipe dinâmica e inovadora, fique de olho nas vagas ou cadastre seu
currículo em nosso banco de dados. Basta clicar em https://sesisenaial.gupy.io/ e preencher as informações
necessárias. Queremos conhecer suas habilidades e potencial para construir juntos um futuro de sucesso!
Confira abaixo as perguntas frequentes sobre o SENAI. Se ainda assim precisar, você também pode utilizar os contatos das unidades nos estados ou enviar um e-mail .
1. Qual a diferença entre os cursos de técnicos, de qualificação, de iniciação, de aperfeiçoamento e de aprendizagem do Senai?
+O Senai oferece diversos tipos de cursos, cada um com um objetivo específico e focado em diferentes estágios de aprendizado e qualificação profissional. Veja as diferenças entre os cursos técnicos, de qualificação, de iniciação, de aperfeiçoamento e de aprendizagem:
a) Cursos Técnicos:
Objetivo: Formar profissionais de nível técnico para atuarem em setores específicos da indústria.
Duração: Normalmente de 1 a 2 anos.
Nível: Nível médio. Podem ser cursados por estudantes do ensino médio ou por aqueles que já concluíram.
Certificação: Diploma de técnico de nível médio.
Exemplo: Técnico em Mecânica, Técnico em Eletrotécnica.
b) Cursos de Qualificação Profissional:
Objetivo: Preparar o aluno para o primeiro emprego em uma determinada ocupação, desenvolvendo habilidades específicas para uma função.
Duração: Geralmente de 3 a 6 meses.
Nível: Básico, não exige conhecimento prévio.
Certificação: Certificado de qualificação profissional.
Exemplo: Operador de Máquinas, Soldador.
c) Cursos de Iniciação Profissional:
Objetivo: Introduzir conceitos básicos sobre uma área ou função, sendo o primeiro contato com a profissão.
Duração: Curtos, de algumas horas até poucos meses.
Nível: Básico, voltado para iniciantes sem qualquer experiência.
Certificação: Certificado de participação ou conclusão.
Exemplo: Noções de Eletricidade, Introdução à Informática.
d) Cursos de Aperfeiçoamento Profissional:
Objetivo: Atualizar ou aprimorar conhecimentos de profissionais que já atuam na área.
Duração: Curtos, de alguns dias a alguns meses.
Nível: Avançado, requer conhecimento ou experiência prévia na área.
Certificação: Certificado de aperfeiçoamento.
Exemplo: Aperfeiçoamento em Soldagem Avançada, Atualização em Manutenção de Máquinas.
e) Cursos de Aprendizagem:
Objetivo: Formação inicial de jovens para o mercado de trabalho, combinando teoria com prática.
Duração: De 1 a 2 anos.
Nível: Voltado para jovens de 14 a 24 anos, conforme a Lei da Aprendizagem.
Certificação: Certificado de aprendizagem.
Exemplo: Aprendizagem Industrial em Mecânica de Usinagem.
Cada curso é direcionado para públicos diferentes, com diferentes objetivos, e prepara os alunos para atender às demandas da indústria em diversas fases de sua carreira profissional.
Se precisar de mais detalhes sobre algum curso específico, fale com nossa Central de Relacionamento por ligação no número (82) 3021-7374 ou pelo WhatsApp no número (82) 2121-3030.
2. Quero fazer um curso no Senai, quais os que estão abertos agora?
+Para saber sobre os cursos com inscrições abertas acesse Cursos no menu principal do site do Senai ou fale com
nossa Central de Relacionamento, por ligação no número (82)3021-7374 ou pelo WhatsApp no número (82)2121-
3030.
3. O curso que tenho interesse não esteja disponível no momento, como faço?
+Basta entrar em contato com nossa Central de Relacionamento, por ligação no número (82)3021-7374 ou pelo
WhatsApp no número (82)2121-3030, para realizar o seu cadastro no Banco de Interesses. Assim que surgirem
novas turmas para o curso de seu interesse, entraremos em contato para oferecê-lo
4. Quero me matricular num curso do Senai, como fazer?
+As matrículas nos cursos do Senai podem ser realizadas de forma remota, acessado Cursos no menu principal do
site do Senai, ou de forma presencial nas unidades do Senai em Maceió e Arapiraca.
Os documentos necessários para matrícula são:
– Registro Geral – RG;
– CPF do estudante;
– Cópia do comprovante de residência atualizado (3 últimos meses);
– Comprovante de escolaridade, apenas para os Cursos Técnicos;
– RG e CPF do responsável legal, para alunos de menoridade;
– RG e CPF do responsável financeiro, nos casos em que outra pessoa pague pelo curso de um maior de
idade;
– Documento comprobatório para concessão de desconto.
5. Como posso ter desconto nos cursos do Senai?
+O Senai mantem uma tabela com preços diferenciada para trabalhadores da indústria, trabalhadores das
indústrias sindicalizadas à Fiea, funcionários públicos estaduais, alunos das escolas Sesi e os dependentes de
primeiro grau de todas estas categorias. Para saber o desconto de cada categoria fale com nossa Central de
Relacionamento, por ligação no número (82)3021-7374 ou pelo WhatsApp no número (82)2121-3030.
6. Qual o horário dos cursos presenciais do Senai?
+Você pode verificar o turno de cada acessando Cursos no menu principal do site do Senai. Em Maceió o horário
dos turnos é: matutino das 7:30h às 11:30h; vespertino das 13:30h às 17:30h e noturno das 19h às 22h. Em
Arapiraca, o turno matutino vai das 8h às 12h; o vespertino das 13h às 17h e o noturno das 19h às 22h.
7. Qual o endereço e horários de funcionamento das escolas do Senai?
+Senai Benedito Bentes:
Endereço: Avenida Antônio Lisboa
de Amorim, 1751 – Benedito
Bentes, Maceió – AL, 57084-700
Funcionamento: de segunda a
sexta das 07h às 21h e aos
sábados das 08h às 12h
Senai Poço:
Endereço: localizada na Rua Pedro
Américo, 18 – Poço, Maceió – AL,
57025-890
Funcionamento: de segunda a
sexta das 08h às 21h e aos
sábados das 08h às 13h
Senai Arapiraca:
Endereço: Rua Engenheiro Camilo
Collier, 520, Primavera –
Arapiraca/AL CEP: 57304-240
Funcionamento: 07h30min às 22h
(Segunda à Sexta), aos sábados:
08h às 12h.
8. Quais os serviços oferecidos pelo Senai para minha empresa?
+O Senai oferece uma ampla gama de serviços para empresas, com o objetivo de apoiar o desenvolvimento
industrial, aumentar a competitividade e promover a inovação. Esses serviços visam fortalecer a indústria
nacional, elevar o nível de competitividade das empresas e promover um ambiente de inovação e excelência
produtiva.
Para saber mais sobre os serviços que o Senai oferece para sua empresa acesse opção Para Empresas no menu
principal do site do Senai ou fale com nossa Central de Relacionamento, por ligação no número (82)3021-7374
ou pelo WhatsApp no número (82)2121-3030.
9. Como registrar pedidos de informação para o Departamento Regional do Senai Alagoas?
+Por meio do formulário eletrônico, bastando acessar o link https://al.senai.br/transparencia2/abrir-solicitacao-sac/, preencher seus dados, escrever de forma clara e objetiva seu pedido de informação, clicar no botão “Enviar
Solicitação”, marcar a opção “Não sou um robô” e, em seguida, confirmar no botão “Enviar Solicitação”. Caso
necessário, é possível enviar anexos junto à solicitação. Um número de protocolo, que possibilita o
acompanhamento da demanda, será enviado para o e-mail que registrou no formulário eletrônico.
Além do envio pelo formulário eletrônico acima descrito, você poderá enviar seu pedido de informação pelos
outros canais de acesso ao Senai-AL:
a) Presencial – entregue no endereço: Av. Fernandes Lima, 385, Farol, Edifício Casa da Indústria Napoleão Barbosa,
Maceió, AL, CEP 57055-902.
b) Telefone – por ligação no número (82)3021-7374 ou pelo WhatsApp no número (82)2121-3030, de segunda a
sexta, das 7h às 18h30.
c) Correspondência – preencha o formulário disponível para download na página de registro da solicitação de
informação no site do Sesi-AL e envie para Fernandes Lima, 385, Farol, Edifício Casa da Indústria Napoleão
Barbosa, Maceió, AL, CEP 57055-902.
d) E-mail da Central de Relacionamento do Sesi-AL – centralderelacionamento@sistemafiea.com.br.
10. Como consultar os pedidos registrados?
+A consulta do pedido de informação é realizada por meio da ferramenta de consulta disponível no link
https://al.senai.br/transparencia2/acompanhar-recorrer/, basta informar o número de protocolo no quadro
“Consultar Protocolo” e clicar em “Visualizar”. Caso tenha esquecido o número do protocolo, click em “Esqueci o
Protocolo” e informe o e-mail que foi utilizado no momento da formulação do pedido inicial, você receberá uma
mensagem com todos números de protocolo registrados naquele e-mail, lembre de verificar a caixa de Spam, a
mensagem pode ter parado lá.
11. Quais os prazos de resposta para os pedidos de informação?
+As demandas de baixa complexidade são atendidas em até 1 dia útil. As demandas de média complexidade,
aquelas que exigem esforço de análise e de pesquisa, são respondidas em até 7 dias úteis. As demandas de alta
complexidade, aquelas que exigem esforço maior de análise e de pesquisa, são respondidas em até 20 dias úteis.
Quando o pedido de informação for de média ou de alta complexidade, o demandante receberá uma mensagem
via e-mail, informando qual será seu prazo de atendimento.
12. Como abrir Recurso?
+Caso receba resposta do SAC negando o acesso à informação (parcial ou integralmente), com ou sem justificativa,
você poderá recorrer para o responsável superior no prazo de 10 dias úteis, contado do recebimento da resposta.
Se a decisão do responsável superior mantiver a posição inicial do SAC, você poderá recorrer ainda, em igual
prazo, para o responsável máximo.
Para recorrer basta acessar o link: https://al.senai.br/transparencia2/acompanhar-recorrer/ e informar o número
de protocolo no quadro “Consultar Protocolo” e clicar em “Visualizar”.
Informado o número de protocolo (aquele enviado por e-mail no momento da apresentação do pedido inicial),
abrirá um campo onde deverá escrever, de forma clara e objetiva, as razões do seu recurso. Em seguida clique no
botão “Enviar”.
Os recursos serão sempre apreciados e respondidos em até 5 dias úteis, contados do 1º dia útil subsequente a
sua apresentação.
13. O que fazer caso seu pedido de informação não receba resposta do SAC no prazo previsto?
+Você deve aguardar o prazo de 30 dias úteis, contado da data do pedido de informação, e poderá apresentar, nos
10 dias úteis subsequentes, recurso, em razão da omissão, para o responsável superior.
Caso o responsável superior não responda em 5 dias úteis, o sistema encaminhará, automaticamente, o recurso
para o responsável máximo, que deverá decidir em igual prazo.
O recurso, em razão da omissão do SAC, deve ser enviado por meio do link
https://al.senai.br/transparencia2/acompanhar-recorrer/ e informar o número de protocolo no quadro
“Consultar Protocolo” e clicar em “Visualizar”.
14. Como falar sobre meus dados pessoais?
+Se você busca informações ou quer fazer comentários, sugestões ou reclamações sobre a utilização dos seus
dados pessoais pelo Sesi-AL, entre em contato pelo e-mail privacidade@sistemafiea.com.br.
15. Como conseguir informações sobre o Departamento Regional do Senai de outro Estado?
+Basta acessar o portal do Departamento Nacional do Senai e escolher o Estado desejado.
16. Quais são os canais de atendimento do Senai-AL?
+Atendimento por formulário eletrônico – realizado diretamente pelo cidadão, via internet, por meio do
preenchimento e envio do formulário eletrônico disponível no link https://al.senai.br/transparencia2/sac/.
Presencial – o endereço: Av. Fernandes Lima, 385, Farol, Edifício Casa da Indústria Napoleão Barbosa, Maceió, AL,
CEP 57055-902.
Telefone – por ligação no número (82)3021-7374 ou pelo WhatsApp no número (82)2121-3030, de segunda a
sexta, das 7h às 18h30.
Correspondência – preencha o formulário disponível para download na página de registro da solicitação de
informação no site do Sesi-AL e envie para Fernandes Lima, 385, Farol, Edifício Casa da Indústria Napoleão
Barbosa, Maceió, AL, CEP 57055-902.
E-mail da Central de Relacionamento do Sesi-AL – centralderelacionamento@sistemafiea.com.br.
Ouvidoria – Recebe e dá seguimento às manifestações que dizem respeito a reclamações e denúncias além de
examinar, em grau de recurso, pedidos que não foram atendidos ou resolvidos pelo Serviço de Atendimento ao
Cidadão – SAC.
A manifestação pode ser enviada diretamente pelo cidadão, via internet, por meio do preenchimento e envio do
formulário eletrônico disponível no link https://al.senai.br/transparencia2/ouvidoria/ ou por meio dos outros
canais listados acima.
17. Como registrar minha empresa no cadastro de fornecedores do Senai Alagoas?
+Os interessados em serem fornecedores do Sesi Alagoas devem realizar o cadastro através do Portal de
Compras clicando aqui.
Acompanhe os chamamentos para compras no site Licitações / Processos de Seleção.
18. Quero trabalhar no Senai, como enviar meu currículo?
+O Senai busca talentos que queiram seguir conosco em constante evolução! Se você está em busca de novas
oportunidades e deseja fazer parte de uma equipe dinâmica e inovadora, fique de olho nas vagas ou cadastre seu
currículo em nosso banco de dados. Basta clicar em https://sesisenaial.gupy.io/ e preencher as informações
necessárias. Queremos conhecer suas habilidades e potencial para construir juntos um futuro de sucesso!