26 de agosto de 2021
Últimos dias: pré-aceleradora do SenaiHub vai ajudar 15 empresas de Alagoas
O SenaiHub recebe inscrições para o Programa de Pré-Aceleração - Geração do Hoje (GdH – Indústria) até o dia 17 de outubro. O GdH-I tem como foco empreendedores alagoanos que estejam ainda na fase de ideação do seu negócio, ou seja, na fase inicial dos projetos. O objetivo do programa, totalmente gratuito, é transformar boas ideias em negócios inovadores. As inscrições podem ser feitas pelo site www.al.senai.br.
O programa é executado com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) e da Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti). Na primeira etapa, a pré-aceleradora vai receber 15 projetos de empresas que atuam na cadeia produtiva da indústria.
Serão aceitos projetos relativos ao desenvolvimento de hardware e/ou software, e os aderentes às tecnologias habilitadoras da indústria 4.0 (Robótica, Simulação, Integração de Sistemas, Internet das Coisas (IOT), Segurança Cibernética, Computação em Nuvem, Manufatura Aditiva, Realidade Virtual e/ou aumentada, Processamento de Imagens, Internet Industrial, Big Data e Analytics), entre outras tecnologias.
Os empreendedores selecionados terão acesso gratuito a um programa criado especialmente para apoiar o desenvolvimento de novos negócios. A metodologia TXM, como foi batizada, abrange desde a definição do propósito da empresa até a prototipagem de produtos e serviços e a avaliação comercial do projeto. O trabalho é executado com mentorias e orientações técnicas em um ambiente físico e com apoio de uma plataforma que estimula o networking e a troca de experiências.
A metodologia TXM já apoiou o desenvolvimento de aproximadamente 500 empresas. Há cinco anos é usada em laboratórios de cocriação em Santa Catarina e desde 2020 ajuda a desenvolver ideias empreendedoras também em Brasília.
“O brasileiro é muito criativo. A metodologia ajuda a organizar essas ideias do empreendedor e transformá-las em um produto, serviço ou empresa viável”, diz Luiz Salomão Ribas Gomez, criador da metodologia TXM.
Gerente executivo de inovação e tecnologia do Senai de Alagoas, Maicon Lacerda diz que o projeto vai mostrar aos empreendedores que a inovação pode ser um diferencial importante para novos negócios ou empresas de menor porte.
Últimas noticias

16 de novembro de 2023
Senai inicia turmas de jovens aprendizes nas usinas Camaragibe e Santo Antônio
Turmas terão, no total, 92 alunos; aula inaugural ocorreu na terça-feira (14)

9 de novembro de 2023
Escola de Eletricistas: Senai e Equatorial formam 24 novos profissionais para o mercado
Esta foi a primeira turma deste ano em Maceió e a segunda do estado

7 de novembro de 2023
Prefeitura de São Miguel e Senai lançam edital de empreendedorismo inovador
15 projetos em educação, economia criativa e tecnologia terão apoio para sair do papel
Mais lidas
- Senai e Equatorial/AL ofertam curso gratuito de Informática a comunidade
- Alunos do Senai/AL serão contratados por multinacional
- Senai e Braskem tiram dúvidas dos alunos de Petroquímica sobre estágio e processos
- Serviços do Sesi e Senai são atrativos do fim de semana no Arapiraca Garden Shopping
- Alagoas terá o primeiro HUB Senai de Inovação e Tecnologia do Brasil