26 de agosto de 2021

Últimos dias: pré-aceleradora do SenaiHub vai ajudar 15 empresas de Alagoas

O SenaiHub recebe inscrições para o Programa de Pré-Aceleração - Geração do Hoje (GdH – Indústria) até o dia 17 de outubro. O GdH-I tem como foco empreendedores alagoanos que estejam ainda na fase de ideação do seu negócio, ou seja, na fase inicial dos projetos. O objetivo do programa, totalmente gratuito, é transformar boas ideias em negócios inovadores. As inscrições podem ser feitas pelo site www.al.senai.br.

O programa é executado com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) e da Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti). Na primeira etapa, a pré-aceleradora vai receber 15 projetos de empresas que atuam na cadeia produtiva da indústria.

Serão aceitos projetos relativos ao desenvolvimento de hardware e/ou software, e os aderentes às tecnologias habilitadoras da indústria 4.0 (Robótica, Simulação, Integração de Sistemas, Internet das Coisas (IOT), Segurança Cibernética, Computação em Nuvem, Manufatura Aditiva, Realidade Virtual e/ou aumentada, Processamento de Imagens, Internet Industrial, Big Data e Analytics), entre outras tecnologias.

Os empreendedores selecionados terão acesso gratuito a um programa criado especialmente para apoiar o desenvolvimento de novos negócios. A metodologia TXM, como foi batizada, abrange desde a definição do propósito da empresa até a prototipagem de produtos e serviços e a avaliação comercial do projeto. O trabalho é executado com mentorias e orientações técnicas em um ambiente físico e com apoio de uma plataforma que estimula o networking e a troca de experiências.

A metodologia TXM já apoiou o desenvolvimento de aproximadamente 500 empresas. Há cinco anos é usada em laboratórios de cocriação em Santa Catarina e desde 2020 ajuda a desenvolver ideias empreendedoras também em Brasília.

“O brasileiro é muito criativo. A metodologia ajuda a organizar essas ideias do empreendedor e transformá-las em um produto, serviço ou empresa viável”, diz Luiz Salomão Ribas Gomez, criador da metodologia TXM.

Gerente executivo de inovação e tecnologia do Senai de Alagoas, Maicon Lacerda diz que o projeto vai mostrar aos empreendedores que a inovação pode ser um diferencial importante para novos negócios ou empresas de menor porte.

Últimas noticias

card blog conteudo

16 de novembro de 2023

Senai inicia turmas de jovens aprendizes nas usinas Camaragibe e Santo Antônio

Turmas terão, no total, 92 alunos; aula inaugural ocorreu na terça-feira (14)

Ver notícia completa >
card blog conteudo

9 de novembro de 2023

Escola de Eletricistas: Senai e Equatorial formam 24 novos profissionais para o mercado

Esta foi a primeira turma deste ano em Maceió e a segunda do estado

Ver notícia completa >
card blog conteudo

7 de novembro de 2023

Prefeitura de São Miguel e Senai lançam edital de empreendedorismo inovador

15 projetos em educação, economia criativa e tecnologia terão apoio para sair do papel

Ver notícia completa >

Mais lidas

×