13 de dezembro de 2024
Sistema Fiea reconhece colaboradores que inovam e empreendem na organização
Inno-X incentiva criação de projetos inovadores e cultura intraempreendedora
Em um cenário de transformação acelerada dos negócios, o Sistema Fiea inova ao incentivar o intraempreendedorismo - ato de empreender e inovar dentro da própria empresa ou organização - entre os seus colaboradores. Na quarta-feira, 11, a instituição reconheceu três projetos apresentados pelos colaboradores que se destacaram no segundo ciclo do programa Inno-X. Nesta etapa, foram cerca de 50 inscrições.
O superintendente do Sesi/AL e diretor regional do Senai, Carlos Alberto Paes, lembrou que as instituições sempre foram inovadoras na oferta de soluções para os clientes e, agora, ampliam o foco na introdução da perspectiva empreendedora no dia a dia dos colaboradores. “É um projeto muito desafiador, mas, a gente já provou que é capaz de levar a agenda da inovação adiante”, ressaltou, durante o evento no Senai Poço.
As três ideias agraciadas foram o Painel Inteligente de Gestão de Chaves, um painel automatizado para gerenciamento de chaves de acesso às salas de aula, otimizando a liberação e devolução destas; o CyberSafe Senai, um serviço de consultoria em cibersegurança direcionado a indústrias e empresas que utilizam tecnologias digitais; e o Área Verde nas Unidades Operacionais, que visa à criação áreas verdes nas unidades operacionais do Sesi e Senai Alagoas, envolvendo colaboradores e alunos em sua construção e manutenção.
Para a diretora de Gestão Estratégica do Sistema Fiea, Nathália Romaguera, a inovação tem que ser um propósito de vida, baseado na inquietude. “É não se conformar com o que não agrega valor e não faz mais sentido”, afirmou, ao revelar que a entidade, que já tinha uma veia inovadora, nos últimos anos, investe de forma sistemática na inovação e no intraempreendedorismo.
Os investimentos nos talentos internos já viraram até negócio. Durante a premiação, os técnicos de laboratório do HUB Senai de Inovação e Tecnologia Adrian Vieira e Gabriel Henrique, criadores do Sistema de Medição de Temperatura com Conectividade, apresentaram o produto com o objetivo de inspirar os colegas.
A ideia premiada na Trilha da Inovação 2023, promovida pelo Sistema Fiea para incentivar a inovação entre os colaboradores, consiste na instalação de sensores de temperatura nas empresas, com monitoramento em tempo real. A ferramenta facilita, especialmente, a vida nas indústrias de alimentos e de produtos perecíveis. O projeto que nasceu dentro de um programa de inovação interno tornou-se uma oportunidade de negócio para o Senai, que já tem clientes na fila para adquiri-lo.
Luciana Melo, gerente de Gente e Cultura, explica que a mentalidade intraempreendedora é tão estratégica para o Sistema Fiea que é uma das competências trabalhadas durante o ano. “Inovar é fazer cada vez mais diferente e os colaboradores entendem isso. Já temos mais de 300 ideias cadastradas nos programas de inovação”, contou.
Este é um movimento sem volta que envolve todos os setores da organização, diz o analista de Inovação Marcel Muller. “Essa mentalidade intraempreendedora já estava presente nos colaboradores da Fiea, Sesi, Senai e IEL. Agora, virou uma política mais organizada. Este momento de hoje é uma forma de reconhecer e celebrar o intraempreendedorismo”, revelou.
A presença da alta gestão e de lideranças na solenidade mostra como essa iniciativa é valorizada no Sistema Fiea. Entre elas, a diretora de Educação e Tecnologia, Cristina Suruagy e de Marketing e Segurança e Saúde para a Indústria, Cláudia Piatti. Os troféus entregues aos destaques foram feitos nas impressoras 3D do HUB Senai, localizado na unidade do bairro do Poço.
Últimas noticias
10 de janeiro de 2025
Senai oferta 22 turmas de cursos técnicos em Maceió e Arapiraca
Instituição é referência nacional na formação de profissionais qualificados
2 de janeiro de 2025
Lar dos Sonhos: Senai ajuda a transformar as vidas de João Vítor e dona Rosenilda
Jovem ganha voucher para trilha de cursos de Alimentos na melhor escola do Brasil
13 de dezembro de 2024
Sistema Fiea reconhece colaboradores que inovam e empreendem na organização
Inno-X incentiva criação de projetos inovadores e cultura intraempreendedora
Mais lidas
- Senai e Equatorial/AL ofertam curso gratuito de Informática a comunidade
- Senai e Usina Coruripe formam turmas de Aprendizagem Industrial
- Serviços do Sesi e Senai são atrativos do fim de semana no Arapiraca Garden Shopping
- Senai e Braskem tiram dúvidas dos alunos de Petroquímica sobre estágio e processos
- Alunos do Senai/AL serão contratados por multinacional