29 de julho de 2021
Senai inicia programa de pré-aceleração GdH - Indústria com 15 projetos selecionados
Uma nova caminhada na direção da inovação e do empreendedorismo foi iniciada nesta sexta-feira, 12, pelos autores dos 15 projetos selecionados no programa de pré-aceleração Geração do Hoje (GdH - Indústria). A iniciativa do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), com apoio da Secretaria de Ciência e Tecnologia e Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal), tem como objetivo transformar boas ideias em negócios inovadores.
Durante a solenidade que marcou o início dos trabalhos, o gerente de Inovação e Tecnologia do Senai, Maicon Lacerda, explicou que foram, aproximadamente, 200 projetos inscritos na ação, o que demonstra como o ambiente de inovação vem crescendo em Alagoas. “É um programa capitaneado pelo Senai que gera oportunidades de crescimento, nesta época em que o estado vive um momento rico de ações de apoio ao empreendedorismo inovador”, disse.
É um caminho sem volta, segundo o superintendente de Tecnologia e Inovação da Secti, Pedro Ivo. “A ciência, a tecnologia e a inovação vão posicionar Alagoas no futuro. O governo entende que a CT&I vão tracionar o desenvolvimento”, ressaltou, ao lembrar que as parcerias e programas governamentais atendem tanto os projetos em maturação quanto às empresas mais desenvolvidas.
O movimento tem uma palavra-chave: “startups”, conclui o diretor científico da Fapeal, João Vicente Lima. De acordo com ele, esse tipo de empresa traz o DNA da inovação. “Não há futuro fora desse horizonte de inovação, num mundo cada vez mais competitivo, veloz e inovador”, ponderou.
A primeira reunião do grupo acontece na próxima terça-feira, 16. A metodologia a ser aplicada é a TXM, desenvolvida pelo professor Luiz Salomão Ribas, de Santa Catarina. Salomão e a diretora de pesquisa e desenvolvimento da TXM, Naiane Cristina, apresentaram a metodologia aos participantes via transmissão remota.
“O programa é uma iniciativa inovadora para Alagoas, que se conecta a outros movimentos de apoio ao empreendedorismo inovador”, destacou Maicon Lacerda. Depois da solenidade no auditório do Senai Poço, os selecionados fizeram uma visita ao SenaiHub, um dos ambientes de trabalho do GdH - Indústria.
Últimas noticias

16 de novembro de 2023
Senai inicia turmas de jovens aprendizes nas usinas Camaragibe e Santo Antônio
Turmas terão, no total, 92 alunos; aula inaugural ocorreu na terça-feira (14)

9 de novembro de 2023
Escola de Eletricistas: Senai e Equatorial formam 24 novos profissionais para o mercado
Esta foi a primeira turma deste ano em Maceió e a segunda do estado

7 de novembro de 2023
Prefeitura de São Miguel e Senai lançam edital de empreendedorismo inovador
15 projetos em educação, economia criativa e tecnologia terão apoio para sair do papel
Mais lidas
- Senai e Equatorial/AL ofertam curso gratuito de Informática a comunidade
- Alunos do Senai/AL serão contratados por multinacional
- Senai e Braskem tiram dúvidas dos alunos de Petroquímica sobre estágio e processos
- Serviços do Sesi e Senai são atrativos do fim de semana no Arapiraca Garden Shopping
- Alagoas terá o primeiro HUB Senai de Inovação e Tecnologia do Brasil