Planejamento Estratégico – A melhor escolha

01 de novembro de 2022

Uma fábrica, assim como todo negócio, depende de planejamento para gerar bons resultados, tendo em vista um plano bem elaborado, consistente e que envolva todos os aspectos de uma organização.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Brasil, em torno de 700 mil empresas são abertas por ano e desse número, a cada 10 organizações, 6 encerram suas operações no período de até cinco anos. 

Uma das principais causas que acarretam o fechamento dessas empresas é a falta de planejamento estratégico. Em muitos cenários, os empresários tem dificuldade de buscar um caminho para iniciar esse processo ou mesmo uma resistência em assumir a necessidade de um planejamento detalhado. Uma visão organizada vai minimizar os riscos, melhorar os resultados e mover a sua fábrica para um futuro de transformações positivas.  

 

Principais Obstáculos: 

 

O planejamento faz parte do desenvolvimento de qualquer empresa que almeja crescer, mas, geralmente são as pequenas e médias organizações que sofrem quando não se tem uma estratégia bem definida, e em muitos casos o planejamento financeiro é o mais afetado nesse cenário. Empresas que não se preparam para o mercado, são mais frágeis e mais difíceis de se reconstruir após uma crise. 

Um dos obstáculos enfrentados pela ausência do planejamento é a elevação dos custos de produção ou gastos que poderiam ser previstos ou evitados, o que acaba sendo comum na rotina, quando a empresa não age com a antecipação desse funcionamento.  

Um outro fator que interfere no crescimento da indústria é barreira que os empresários enfrentam e o não reconhecimento de suas próprias dificuldades, é importante olhar para dentro da organização e enxergar os empecilhos que colocam em risco a atuação da empresa, analisar de forma geral os pontos fracos e agir com soluções efetivas.  

 

Qual o melhor caminho? 

 

Os imprevistos não vão deixar de acontecer mesmo que sua empresa opte pelo planejamento, mas, identificar as dificuldades que a organização enfrenta e entender qual o tamanho que sua indústria quer alcançar a curto, médio e longo prazo são os primeiros passos para o caminho do planejamento efetivo.

Não é difícil reconhecer o melhor caminho, desde que, a sua indústria estabeleça metas baseadas no direcionamento do seu negócio, obtendo uma boa análise de mercado alinhado com os recursos que se tem disponíveis para operar.  

Quer saber mais sobre as ferramentas disponíveis para implementar e melhorar os processos produtivos de sua indústria? 

Clique aqui e conheça o LEAN MANUFACTURING.