Notícias

Senai quer espaço no Parque Tecnológico de Alagoas para estimular inovação, empreendedorismo e transformação digital

Segunda-feira, 07 de junho de 2021

Presidente da Fiea reuniu-se com o secretário de Ciência e Tecnologia

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), empresário José Carlos Lyra de Andrade, reuniu-se na manhã desta segunda-feira, 7, com o secretário de Ciência,Tecnologia e Inovação, Sílvio Bulhões, a quem fez uma solicitação de interesse do setor produtivo. Lyra propôs uma cooperação técnica com a Secti para que o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/AL) ocupe uma sala no Centro de Inovação do Polo Tecnológico Alagoas, em sua unidade de Maceió.

O objetivo, disse José Carlos Lyra, é ampliar as ações já desenvolvidas pelo Senai no apoio às empresas, visando acelerar seus processos de transformação digital e de inovação. A solicitação que o presidente da Fiea fez ao secretário Sílvio Bulhões está sustentada no decreto governamental de nº. 33.965/2014, que instituiu o Parque Tecnológico de Alagoas.

Lyra revelou que o Senai/AL, referência em serviços de inovação, já iniciou a implantação do HUB Senai de Inovação e Tecnologia, focado nas tecnologias habilitadoras da indústria 4.0 e no estímulo ao empreendedorismo inovador.

Por isso, acrescentou, ao se inserir no Centro de Inovação do Polo Tecnológico de Jaraguá, o Senai/AL poderá conectar e operacionalizar sua infraestrutura tecnológica no novo ambiente construído pelo governo do Estado e, assim, apoiar a ativação e o desenvolvimento do ecossistema de inovação de Alagoas.

Senai é referência em tecnologia e inovação 

Na reunião, o diretor regional do Senai, Carlos Alberto Paes, mostrou a importância de que esse equipamento, ou seja, o Parque Tecnológico, funcione de fato como um elo de articulação do ecossistema de inovação do estado, incluindo todos os envolvidos, sejam institucionais, empresariais ou profissionais.

Entre outros objetivos, ressaltou Carlos Alberto Paes, o decreto “incentiva a interação e sinergia entre empresas, instituições de pesquisa, universidades e instituições prestadoras de serviços ou de suporte às atividades intensivas em conhecimento e inovação tecnológica”.

Ele destacou ainda a importância do Senai, um dos cincos maiores complexos de educação profissional do mundo e o maior da América Latina. Esse reconhecimento à entidade da Indústria decorre da qualidade dos serviços que promove e por apostar em formatos educacionais diferenciados e inovadores.

“Nossa inserção no Centro de Inovação do Polo Tecnológico de Jaraguá tem como objetivo conectar e operacionalizar as iniciativas de inovação do Senai/AL nesse novo ambiente construído pelo governo do Estado”, argumentou o diretor regional.

Suporte às indústrias

Dispondo de uma equipe de profissionais com ampla experiência em processos produtivos, o Senai/AL atua no suporte às indústrias para o aumento da produtividade, redução de custos, atendimento a legislações e na inserção ao contexto de transformação digital.

Parque Tecnológico

Instituído em 2014, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, o Parque Tecnológico de Alagoas tem três polos tecnológicos, sendo um em Maceió, e os demais nos municípios de Arapiraca e Batalha.

Seu objetivo é promover “o desenvolvimento econômico e social por intermédio de incentivos à geração de negócios inovadores, bem como difundir a transferência de novas tecnologias, integrando o setor produtivo, centro de pesquisas e setor público, levando benefícios a sociedade”.

Também participaram da reunião Rodrigo Rossiter, superintendente de Ciência e Tecnologia da Secti, e, pelo Senai/AL, Cristina Suruagy, diretora de Educação e Tecnologia, e Maicon Lacerda,  gerente-executivo de Inovação e Tecnologia.

Compartilhe: