Formatura de alunas do Senai celebra Moda feita por mulheres alagoanas

15 de julho de 2022
descrição da imagem

Desfile na Associação Comercial encerra curso técnico em Produção de Moda

O talento, a garra e a criatividade da mulher alagoana viraram Moda nas mãos de 12 alunas do curso técnico em Produção de Moda do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Elas se formaram em grande estilo, nessa quinta-feira, 14, com um desfile promovido na Associação Comercial de Maceió, no bairro de Jaraguá.  

Depois de um ano e oito meses de aulas, o resultado foi aplaudido pelo público, que se encantou com uma demonstração da Moda genuinamente alagoana na passarela. “São guerreiras, que já estão começando com o pé direito no mercado. Destas 12 formandas, quatro já possuem a própria marca”, comemorou o presidente do Sindicato da Indústria do Vestuário (Sindivest), Francisco Acioli.

Ele destacou que Alagoas já é referência nacional, sendo destaque em um dos maiores eventos de Moda da América Latina, o Minas Trend, que é realizado em Belo Horizonte-MG. “Alagoas é o único estado que apresenta sua Moda em um desfile exclusivo no Minas Trend. E, neste ano, trago aqui uma surpresa: o presidente da Federação das Indústrias, José Carlos Lyra de Andrade, garantiu às 12 alunas uma visita técnica à edição deste ano do evento”, anunciou.

Para chegar a este patamar, além do talento, elas contam com a estrutura física e recursos humanos do Senai Poço. A escola tem uma área de Moda moderna, no mesmo nível de outras unidades do país. “O curso de Moda que a gente oferta aqui, você encontra em qualquer estado do Brasil. Que vocês aproveitem esse conhecimento para irem cada vez mais longe”, ressaltou a diretora de Educação e Tecnologia do Sesi Senai em Alagoas, Cristina Suruagy.

Mara Carolina é uma das empreendedoras, criadora da marca Colorau. Segundo ela, o curso foi um processo muito grande de aprendizado. “Eu gostava de Moda, mas [durante o curso], eu comecei a ter um olhar diferente para a Moda, para a maneira de desenvolver o meu trabalho, e tive a oportunidade de desenvolver a marca”, revelou.

Ela e as colegas integram o projeto Coletivo Doma, uma iniciativa que faz parte das ações de transformação de vida e fortalecimento do mercado em Alagoas. “O Doma é uma plataforma on-line de network para os profissionais do mercado da Moda de Alagoas. E também visa a manter um relacionamento, para que a própria Indústria compreenda quem são esses profissionais”, explica o instrutor de Moda do Senai/AL, Marcos Leão.

O evento, que teve ainda exposição da artista plástica alagoana Joyce Nobre, contou com as presenças do gerente da escola Senai Poço, Welton Barbosa; da supervisora da área de Moda do Senai, Kelly Acioli; da gerente de Comunicação do Sistema Fiea, Noah Verde; entre outros convidados.