A expansão do mercado de tecnologia e o crescente interesse pelos cursos de TI

22 de novembro de 2022

Até 2024, cerca de 500 mil pessoas com cursos de tecnologia e informação (TI) serão contratadas por empresas de todo Brasil, segundo levantamento da Brasscom (Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais). 

Isso demonstra o quanto o mercado anseia por profissionais da área. Com a tecnologia em alta, seus cursos estão sendo cada vez mais visados.

Neste artigo, vamos mostrar dados relevantes, falar mais sobre o mercado da tecnologia e mostrar opções de cursos do SENAI, que estão disponíveis para quem busca aprender mais, se aperfeiçoar nesta área e conquistar uma vaga no mercado de trabalho.

Boa leitura!

 

O boom tecnológico


No Brasil, a tecnologia se tornou um pilar para qualquer tipo de negócio. Aliás, você sabia que no ano de 2021 o Brasil assumiu a décima posição na lista de investimentos em tecnologia por país? Ficou atrás de gigantes, como os Estados Unidos, Japão, China e Alemanha.

A ABES (Associação Brasileira das Empresas de Software) visualiza um crescimento de 14,3% nos investimentos em tecnologia da informação neste ano de 2022, dando abertura para o país se isolar ainda mais na liderança em relação aos países da América Latina.

De acordo com o “Mapa do Trabalho Industrial” elaborado pelo SENAI, até 2023, existe uma estimativa da contratação de mais de 10 milhões de profissionais qualificados para atender às mudanças da indústria 4.0 e à automação da cadeia produtiva.

A relevância do SENAI HUB 

 

Desde o ano passado, com a criação do primeiro SENAI HUB do país, em Alagoas, o estado ganhou mais notoriedade e respaldo.

Trata-se de um espaço feito para utilizar tecnologia da última geração (indústria 4.0) e realizar consultorias para desenvolvimento de produtos.

Para saber mais sobre os Hubs, clique AQUI

Por fim, a expectativa é que aumente o número de ocupações do setor. E, consequentemente, a busca por profissionais qualificados e capacitados se tornará cada vez mais necessária em nosso estado.

 

Curso de Técnico em Informática

 

Sempre à frente e pensando no futuro, o SENAI Alagoas tem cursos de TI que são sinônimos de rápida inserção no mercado de trabalho, flexibilidade e qualidade.

Um deles é o curso de Técnico em Informática, onde os alunos aprendem sobre as técnicas de computação, codificação de redes, hardwares, sites, entre outros.

No momento em que o aluno completar este curso, ele contempla um leque de possibilidades em relação às suas funções, podendo ser programador, analista de sistemas, programador de jogos digitais, administrador do banco de dados (DBA) etc. 

Sobretudo, poderá atuar em uma variedade de empresas, como instituições públicas, privadas e do terceiro setor. Isto é, você pode facilmente se encaixar, por exemplo, na área de tecnologia de uma usina de água ou energia. 

A duração é de 1200h (50 dias) e a média salarial de um Técnico em Informática no Brasil é de R$ 1.500,00

Clicando AQUI, você já pode se matricular no curso Técnico em Informática do SENAI

 

Saiba mais sobre o SENAI


Um dos objetivos do SENAI é estimular a inovação industrial por meio de serviços tecnológicos, impulsionando ainda mais a competitividade e produtividade das indústrias. 

Ah, caso você seja um dono de negócio e esteja querendo evoluir sua equipe e aumentar a sua produtividade e competitividade, saiba que o SENAI pode lhe ajudar! 

Clique AQUI para receber o nosso suporte.  

Para mais conteúdo, siga-nos também nas redes sociais: