Cursos do Senai/AL serão referência para avaliação nacional de estudantes

Quinta-feira, 28 de abril de 2022
descrição da imagem

Em Maceió, técnicos de vários estados inspecionam instrumentos de avaliação prática do SAEP

Os cursos técnicos das áreas de Petroquímica e de Administração do Serviço Nacional de Aprendizagem industrial (Senai) de Alagoas serão referência para a avaliação que o Departamento Nacional do Senai realiza, periodicamente, para medir o nível de aprendizado dos seus alunos em todo o país.

“No Estado em que houver cursos Técnicos de Petroquímica e de Administração, a avaliação será feita com base no material produzido pelo comitê técnico e validado aqui em Alagoas, conforme teste de aplicação em alunos do Senai”, explica o gerente do Senai Poço, Welton Barbosa.

Durante esta semana, a equipe técnica participa das oficinas de pré-teste dos instrumentos das provas práticas dos cursos técnicos, visando à Avaliação de Desempenho dos Estudantes de 2023. Em Alagoas, por exemplo, serão realizados testes com plantas didáticas que simulam os processos de uma indústria petroquímica em escala reduzida.

É na escola do Senai Poço, em Maceió, que as atividades acontecem até a próxima sexta-feira, 29. O grupo é formado por integrantes do Senai Nacional e dos departamentos regionais de São Paulo, Ceará, Pará, Paraíba, Pernambuco, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Alagoas.

“Nos empenhamos para que, a cada edição, os instrumentos avaliativos sejam aprimorados de forma que reflitam o que de fato está contemplado na nossa proposta de ensino e na nossa prática formativa. Assim, podermos realizar uma avaliação justa, representativa e eficaz”, ressaltou a especialista de Desenvolvimento Industrial do Senai Nacional, Geicivan Barbosa.

Ao final as oficinas, os dois grupos devem finalizar os cadernos de prova do estudante, a lista de verificação, o manual do avaliador, a lista de infraestrutura e a matriz de referência da avaliação nacional. Eles também devem entregar materiais para a capacitação dos avaliadores dos departamentos regionais do Senai, como vídeos e apresentações em slides.

SAEP

O Sistema de Avaliação de Educação Profissional (SAEP) tem por objetivo verificar a eficiência, eficácia e efetividade dos cursos de educação profissional oferecidos pelo Senai, por meio de projetos, processos e ações específicas de avaliação interna e externa.