13 de janeiro de 2023
Curso técnico: o que é, seus tipos, suas áreas e por que fazer?
Feito para quem quer entrar no mercado.
O curso técnico é a melhor opção para quem está precisando trabalhar. A demanda por profissionais de nível técnico na indústria brasileira está aumentando ao longo dos anos. Dessa forma, fica cada vez mais claro, para os jovens e adultos, a necessidade de incluir o ensino técnico em seus currículos.
Então, preparamos um artigo com tudo que é importante saber sobre essa modalidade de ensino.
1) O que é um curso técnico?
O curso técnico é uma modalidade de ensino que pode ser realizada pelos alunos durante o Ensino Médio ou após a conclusão do Ensino Básico.
A idade mínima para realizar o curso técnico é de 16 anos. Já em relação a sua duração, é possível concluí-lo em 1 a 2 anos, o que é considerado um diferencial para quem quer ingressar rapidamente no mercado.
Ao finalizar, o estudante receberá o diploma de conclusão do curso técnico. Além disso, é importante ressaltar que o diploma é válido em todo Brasil e, sobretudo, no exterior, por meio de trâmite entre o governo brasileiro e o governo do país estrangeiro.
2) Quais são os tipos de cursos técnicos?
Podem ser divididos em três categorias, cada uma com suas próprias particularidades:
-
Integrado;
O aluno faz ao mesmo tempo o ensino médio e o curso técnico. No fim, ele recebe dois diplomas: diploma de conclusão do médio e diploma de conclusão de técnico.
Ou seja, nesta modalidade, ambos os cursos devem ser feitos na mesma instituição, em horários diferentes. Para ser matriculado no curso técnico, é necessário ter concluído o ensino médio.
-
Externo ou concomitante;
Para fazer um curso nesta modalidade, o estudante precisa ter finalizado o ensino médio ou então estar cursando os dois anos finais. A diferença em relação à modalidade anterior é que tanto o Ensino Médio quanto o curso técnico, deverão ser feitos ao mesmo tempo, porém em instituições diferentes.
-
Profissionalizante ou subsequente.
O aluno que já concluiu o Ensino Médio pode iniciar o curso técnico, em outras palavras, ele o realiza subsequentemente ao Ensino Médio.
3) Quais são suas áreas?
A princípio, o Ministério da Educação (MEC), através do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNCT), reconhece 13 áreas, ou eixos tecnológicos, que servem como base para cerca de 200 cursos técnicos.
São elas:
- Ambiente e Saúde;
- Controle e Processos Industriais;
- Desenvolvimento Educacional e Social;
- Gestão e Negócios;
- Informação e Comunicação;
- Infraestrutura;
- Militar;
- Produção Alimentícia;
- Produção Cultural e Design;
- Segurança;
- Recursos Naturais;
- Produção Industrial;
- Turismo, Hospitalidade e Lazer.
4) Por que fazer um curso técnico?
Segundo pesquisa feita pelo SENAI, entre 2008 e 2012, aproximadamente 74% dos estudantes que realizaram cursos técnicos, um ano depois da sua conclusão, já estavam inseridos no mercado de trabalho.
Confira 3 vantagens desta modalidade:
-
Praticidade;
Porque o curso técnico é prático? Nele, o estudante é preparado, de forma prática, para ser qualificado profissionalmente, enquanto deixa a parte teórica de lado e foca em finalizar seu estudo para atuar na sua respectiva área assim que concluir o curso.
-
Acessibilidade;
A acessibilidade aparece nos cursos técnicos pelo fato das mensalidades serem mais acessíveis e menos custosas em comparação com as dos cursos superiores.
-
Rápida inserção no mercado.
Com a duração média de dois anos, o curso técnico prioriza a rápida inserção no mercado para os estudantes. Assim, oferece ensinamentos, ferramentas e princípios para eles atenderem as demandas do mercado.
Aqui, você pode ver nossos cursos técnicos do SENAI que estão disponíveis! Siga-nos também nas redes sociais:
Últimas do Blog

6 de fevereiro de 2023
Conheça os 7 cursos automotivos do SENAI
As melhores opções de cursos automotivos para você fazer em 2023.

13 de janeiro de 2023
Fabricação de alimentos: um guia prático para sua empresa!
A indústria alimentícia é um dos segmentos mais promissores do mercado brasileiro.

5 de janeiro de 2023
O que o Senai e a moda tem a ver? Tudo!
Cursar moda nunca foi tão gratificante como nos dias de hoje.