Como funciona um curso técnico? Entenda!

Quinta-feira, 24 de novembro de 2021
descrição da imagem

O curso técnico ganhou popularidade no Brasil nas últimas décadas por permitir uma rápida inserção no mercado de trabalho. Mas muita gente ainda tem dúvidas sobre como funciona um curso técnico, o que é preciso para cursar, o que irá aprender, entre outras questões.

Por isso, preparamos um material para você ficar por dentro desse universo e saber detalhes dessa modalidade de ensino.

 

O que é um curso técnico?

O curso técnico está entre o Ensino Médio e a graduação. Seu objetivo é preparar profissionais para exercer uma função específica no mercado de trabalho, de maneira rápida. Quem conclui um curso técnico recebe o certificado de técnico de nível médio.

Por ser focado no ensino de uma função, tem carga curricular predominantemente prática e duração mais curta em relação a uma faculdade, por exemplo, não ultrapassando 2 anos na maioria dos cursos.

 

Quem pode cursar?

 

Existem algumas modalidades de cursos técnicos que permitem a participação de diferentes faixas etárias. O curso técnico integrado é voltado para quem já concluiu o ensino fundamental e pretende aprender uma profissão enquanto cursa o ensino médio. O técnico concomitante ou externo possibilita que quem ainda não concluiu o ensino médio também dê início à formação.

Já o curso técnico subsequente é destinado a quem já finalizou o ensino médio. Portanto, a forma como funciona um curso técnico permite que pessoas de qualquer idade e com diferentes objetivos profissionais possam cursá-lo.

 

Áreas dos cursos técnicos

 

O Ministério da Educação (MEC), por meio do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNCT), reconhece 13 eixos tecnológicos que servem como base para cerca de 200 cursos técnicos específicos. Esses eixos são: ambiente e saúde, controle e processos industriais, desenvolvimento educacional e social, gestão e negócios, informação e comunicação, infraestrutura, militar, produção alimentícia, produção cultural e design, produção industrial, recursos naturais e turismo, hospitalidade e lazer.

 

Vantagens dos cursos técnicos

 

Entre as principais vantagens do curso técnico, se destacam o baixo custo comparado a uma faculdade e o período para conclusão da formação ser menor. Enquanto em um curso de nível superior pode demorar entre 4 e 6 anos para se formar, no curso técnico o diploma pode ser obtido em cerca de 2 anos.

Além disso, outra característica sobre como funciona um curso técnico é que ele foca em preparar o profissional para exercer com segurança a prática de uma atividade, sendo ideal àqueles que não se interessam muito por se aprofundar na parte teórica das profissões.

Por fim, a rápida inserção no mercado de trabalho depois da conclusão do curso também o torna uma ótima opção para não só para jovens que buscam o primeiro emprego, mas para quem quer se reinserir no mercado ou se aprimorar na área mas não possui condições de fazer uma especialização de nível superior.

Agora que você já sabe como funciona um curso técnico, chegou a hora de escolher qual se inscrever e dar início à sua formação. Ah, confere também nossos textos sobre as diferenças entre curso técnico e graduação e curso presencial ou semipresencial. Fica sempre de olho no nosso blog para mais dicas e curiosidades! Siga-nos também nas redes sociais: Instagram e Facebook