Área do clienteCadastre-se

Olimpíada do Conhecimento

O que é

A Olimpíada do Conhecimento é a maior competição de educação profissional das Américas. O torneio, promovido pelo SENAI a cada dois anos, reúne estudantes de cursos técnicos e de formação profissional não só do SENAI, como também do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e dos Institutos Federais de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (IF).

Na competição, os jovens são desafiados a executar tarefas do dia a dia da indústria, dos setores de serviços e agropecuário, dentro de prazos e padrões internacionais de qualidade. Vencem aqueles que alcançarem as melhores notas nos quatro dias de prova.

Participam do torneio, estudantes selecionados em suas escolas e em etapas estaduais da Olimpíada. Desde 2008, a competição passou a incluir alunos de cursos do Senac, voltados aos setores de comércio e serviços. Em 2014, a Olimpíada também criou ocupações para o setor agrícula e pecuária, que foram disputadas por alunos dos IF. Confira a cobertura completa da edição 2014 em www.oc2014.com.br.

Além de incentivar a dedicação dos estudantes, a Olimpíada do Conhecimento é uma forma de avaliar a qualidade da educação oferecida pelo SENAI. O desempenho dos competidores apontam novas tendências tecnológicas e mudanças nos perfis profissionais. Esses indicadores orientam o SENAI na atualização dos currículos nas escolas.

A Olimpíada do Conhecimento é hoje uma vitrine da qualidade da educação profissional patrocinada pela indústria brasileira. Os melhores estudantes representam o Brasil na WorldSkills, competição mundial de competência profissional.

Alagoas na Olimpíada do Conhecimento

Visando atender cada vez mais o desenvolvimento da indústria e alinhado a essa necessidade, o Senai Alagoas, em consonância com as iniciativas do Departamento Nacional, investe numa formação completa do aluno, despertando habilidades e competências não só técnicas, mas cognitivas. Essa é a base dos treinamentos para competições nacionais (Olimpíada do Conhecimento) e internacionais (WorldSkills) em que os alunos alagoanos obtêm grande destaque. No âmbito nacional, as delegações de Alagoas têm alcançado sucesso progressivo em diversas áreas do conhecimento.

Últimas edições da Olimpíada

2014 – A competição aconteceu em Minas Gerais. Os competidores do Senai Alagoas conquistaram sete medalhas de ouro e seis de bronze, além de nove medalhas de excelência, recebida pelos competidores que obtiveram pontuação acima da média, mas não subiram ao pódio.

2012 – em São Paulo, a delegação Alagoana conquistou quatro medalhas de ouro, quatro de prata e cinco de bronze.

Visite o site da Olimpíada do Conhecimento