Área do clienteCadastre-se

Notícias

Tecnologia e inovação do Senai/AL ultrapassam fronteiras

Quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

Todas estas soluções são produtos exclusivamente desenvolvidos pelo Senai de Alagoas e fazem parte do portfólio de projetos inovadores da instituição

Técnicos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/AL) passaram a semana de 11 a 15 últimos ministrando treinamentos de transferência de tecnologia para os departamentos regionais da Bahia e do Pará, além da usina nuclear Angra 1, no Rio de Janeiro, pertencente à Eletrobras Eletronuclear.

Na usina nuclear, o instrutor da área de Automação Industrial Christian Di Salvo capacitou os técnicos locais para que eles operem a planta didática desenvolvida pelo Centro de Inspiração e Inovação Tecnológica (Ciitec) do Senai/AL, que foi adquirida pela Eletrobras este ano.

O equipamento, que será usado para treinar pessoal, consegue simular, em escala reduzida, processos industriais como vazão, pressão, nível e temperatura, utilizando tecnologia de ponta. Esta planta contém dispositivos que foram inseridos a pedido da Eletronuclear, como controladores programados, sistema de comunicação com plataforma web, sistemas de supervisão, e toda conjuntura de engenharia voltada para os processos.

Na Bahia, o instrutor Joel Domingos, da área de Instrumentação, treinou a equipe do Centro Universitário Senai Cimatec para colocar em operação a planta didática D3, adquirida pelo Senai/BA junto ao Senai/AL. “Trata-se de um produto de simulação de processos industriais que possui as quatro principais variáveis de processo: nível, pressão, vazão e temperatura”, conta Joel.

Já o especialista em Segurança do Trabalho Ivanildo Ribeiro foi ao Pará com o objetivo de treinar os técnicos locais para prestar consultoria à Indústria de Panificação e Confeitaria locais no âmbito da Norma Regulamentadora 12 (NR-12), que trata da segurança no trabalho em máquinas e equipamentos.

Ele compartilhou experiências bem sucedidas nas implantações da Norma realizadas pelo Senai/AL e também participou de visitas técnicas a duas panificações da região, onde realizou a etapa inicial da consultoria, com o acompanhamento dos técnicos do Senai-PA. O Senai/AL ainda transferiu ao departamento paraense a publicação “Guia de Adequação da Norma NR-12 para Indústria de Panificação e Confeitaria Retrofitting”.

Todas estas soluções são produtos exclusivamente desenvolvidos pelo Senai de Alagoas e fazem parte do portfólio de projetos inovadores da instituição.

Compartilhe: