Área do clienteCadastre-se

Notícias

Tecnologia desenvolvida pelo Senai será utilizada em cursos do Ifal

Segunda-feira, 04 de dezembro de 2017

Instituto federal adquire plantas didáticas que simulam processos industriais

Alunos do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), campus Arapiraca, estão mais próximos das novas tecnologias da Indústria, graças à tecnologia desenvolvida pelo Centro de Inspiração e Inovação Tecnológica (Ciitec) do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/AL). Nesta semana, quatro plantas didáticas adquiridas pela instituição federal junto ao Senai começam a ser utilizadas nas aulas dos cursos de automação industrial, eletricidade, eletrônica e outras áreas.

“A gente está fazendo essa parceria com o Senai para que possa inserir o aluno no dia-a-dia da Indústria. Essas plantas que a gente adquiriu da instituição refletem bem o que eles vão ver no cotidiano [quando estiverem no mercado de trabalho]”, explica o professor de Eletrônica Industrial do Ifal, Henrique Ramalho.

Na semana passada, Christian Di Salvo, instrutor da área de Automação Industrial do Senai/AL, transferiu a tecnologia para os instrutores do Instituto Federal. Segundo ele, as plantas didáticas simulam os processos industriais de controle, nível, vazão, temperatura e pressão “de uma forma mais reduzida, mais compacta, para que o aluno possa ter um melhor entendimento”.

“Existem cursos de nível superior que não possuem essa tecnologia em sala de aula. E a gente está conseguindo adquirir e dar para os alunos no ensino médio, técnico e superior, que estaremos abrindo em breve”, acrescenta o professor Henrique Ramalho.

De acordo com ele, é uma tecnologia que vai enriquecer o aprendizado, formando novos profissionais mais capacitados, em uma região com uma Indústria que se diversifica. “A gente tem aqui, por exemplo, a indústria alimentícia com a Coca-Cola e o Grupo Coringa, que utilizam a instrumentação e automação nos seus processos”, cita o professor.

Compartilhe: