Notícias

Técnicos do Sesi e Senai aperfeiçoam conhecimentos sobre a NR-35

Quarta-feira, 03 de julho de 2019

Curso foi ministrado pelo auditor-fiscal Luiz Carlos Lumbreras Rocha, coordenador da NR-35

Técnicos do Serviço Social da Indústria (Sesi) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) participaram do curso “NR-35 e Reestruturação das Normas Regulamentadoras”. Eles foram convidados pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Alagoas (SRTE/AL).

O evento aconteceu no último dia 26, na sede do Sindicato da Indústria da Construção (Sinduscon/AL), e contou com palestra ministrada pelo auditor-fiscal do trabalho Luiz Carlos Lumbreras Rocha. O engenheiro químico é coordenador nacional da Comissão Nacional Tripartite Temática (CNNT) da NR-35, que estabelece os requisitos mínimos de proteção para o trabalho em altura.

“Nosso objetivo foi dar uma recapitulada, discutir alguns pontos específicos da NR-35, revisar algumas questões, principalmente técnicas, da norma que impacta na gestão de trabalho em altura”, disse Lumbreras. Ele também abordou as perspectivas diante do atual processo de revisão e reestruturação das normas regulamentadoras.

O instrutor de Saúde e Segurança no Trabalho do Núcleo de Educação Corporativa, Walber Pitombeira, disse que, como em alguns casos, as normas regulamentadoras são interpretativas, o contato com auditores fiscais que encontram no cotidiano de trabalho foi muito valioso.

A palestra de um técnico qualificado, de Brasília, também foi um ponto positivo. “[O curso] foi muito relevante para os técnicos do Sesi e do Senai, para termos uma visão ampla, principalmente, da auditoria da Secretaria de Inspeção do Trabalho”, ressaltou.

A presença de um profissional considerado referência nacional em normas regulamentadoras elevou o nível dos conhecimentos técnicos compartilhados durante o curso, destacou o chefe do Núcleo de Segurança e Saúde do Trabalhador da SRTE-AL, o auditor-fiscal Elton Machado.

“Foi uma das pessoas que ajudou a escrever a norma e esteve presente em todos os tempos, inclusive, em todas as revisões dessa norma [NR-35], na elaboração dos manuais de interpretação. Já são três manuais. Então, [Lumbreras] é uma pessoa que tem uma veia pedagógica muito forte”, concluiu.

O curso integrou a programação da Semana de Prevenção de Acidentes do Trabalho, uma ação da Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Canpat).

Compartilhe: