Área do clienteCadastre-se

Notícias

Motivados, estudantes da Escola Sesi/Senai de Maceió fazem avaliação

Terça-feira, 19 de setembro de 2017

No total, 153 alunos de quatro turmas da escola situada no Benedito Bentes fazem a prova

Os alunos dos terceiros anos dos cursos técnicos em Redes de Computador, Edificações, Administração e Eletrônica da Escola Sesi/Senai de Maceió, localizada no bairro do Benedito Bentes, fazem, até esta quarta-feira, 20, as provas on-line da Avaliação de Desempenho do Estudantes.

Promovida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) em todo o País, a iniciativa tem o objetivo de verificar a qualidade do ensino. Por meio das avaliações, a o Senai aprimora seus programas, com o objetivo de oferecer uma educação de qualidade e atender às demandas da indústria por profissionais qualificados.

Além da capacitação da equipe pedagógica e do desenvolvimento de programas para assegurar a qualidade do ensino, o Senai Alagoas prepara os alunos com antecedência. “A gente aplicou uns simulados, que é prática do Departamento Regional de Alagoas. Existe um sistema que foi criado pelo nosso DR para eles entenderem como vai ser essa prova, ficarem mais à vontade, terem mais familiaridade com o estilo do exame”, explica Fabiana Arruda, analista de Educação do Senai/AL.

“Antes da avaliação, a gente faz um alongamento, um relaxamento com os alunos. Depois que eles fazem os testes, na saída, a gente faz um acolhimento, pergunta como foi a prova, distribui um lanche, conversa com eles. A gente também padronizou o fardamento deles, fez algumas camisetas, tudo para motivar e fazê-los relaxarem. Passar por uma prova é um momento tenso e a gente quis dar uma outra cara para esse momento”, acrescenta.

As turmas estão motivadas. “É interessante e importante esse momento, porque muitas vezes estamos tensos e, com essa situação, a gente se sente mais relaxado. A turma está preparada”, disse Alice Vitória, 17, aluna do curso técnico de Redes de Computador.

No total, 153 alunos fazem a avaliação. No dia 12, fez a prova a turma de Administração; no dia 14, foi a vez da Rede de Computadores; nessa terça-feira, 18, de Edificações, que terá prova prática na primeira semana de outubro; por fim, nesta quarta-feira, 20, a avaliação on-line será encerrada com a turma de Eletrônica.

 

Expectativa

A estudante Gabrielle Malafaia, 19, do curso de Edificações, conta que a turma se ajudou durante a revisão dos assuntos vistos em sala de aula. “A preparação foi ótima”, disse ela.

“Durante esses três anos, foi preparação total, além de aulão de revisão com os próprios alunos de turma, e nosso professor (Rafael Monteiro) que, apesar de estar operado, sempre se comunicou no grupo da turma, enviando questões e dando aula virtualmente”, disse o colega de sala de Gabrielle, Douglas Henrique Alves Santos.

Lívia Emanuelle Farias da Silva, 16, faz Administração na Escola Sesi/Senai de Maceió. Segundo ela, o processo de avaliação reforça o aprendizado.Eu já fiz a prova. Ela é importante para saber o que a gente aprendeu, o que a gente está tirando de bom do curso, se a gente realmente aprendeu. Ela bota situações de empresas e a gente vê como resolver essas situações, fala sobre as ferramentas, então, é super importante”, declara.

Etore Gabriel, 18, do curso de Eletrônica, faz a prova nesta quarta-feira. A expectativa dele é ter entre 70% e 75% de acerto, no mínimo. “A preparação ajuda no desempenho. O curso técnico é fornecido por ótimos profissionais, tem uma estrutura muito boa. Além do mais, o foco da escola é de fato o ensino técnico e deixa o aluno muito bem preparado para a prova”, afirmou.

Compartilhe: