Notícias

Lyra destaca Proleite como ação para melhorar produtividade da indústria de laticínios

Quarta-feira, 05 de junho de 2019

Realização do evento em Arapiraca representou um incentivo aos pequenos, médios e grandes produtores

A Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), encerrou com absoluto êxito a 21ª edição do Proleite, ação destinada a criadores, fabricantes de produtos lácteos e atacadistas. Neste ano, a Fiea levou o evento para bem perto dos produtores.

Representantes de dezenas de empresas se reuniram em Arapiraca para conhecer novas tecnologias e novos produtos. Realizado na Unidade Sesi/Senai do município, nessa quarta-feira, 5, o seminário sobre o desenvolvimento e perspectivas da indústria do leite em Alagoas e o Concurso de Produtos Lácteos marcaram o encerramento das atividades do Proleite, que teve ainda a exposição de produtos (bebida láctea fermentada, iogurte, manteiga, requeijão, queijo de coalho, entre outros), dias 1º e 2 de junho, no Arapiraca Garden Shopping.

 “Nosso propósito será sempre contribuir para melhorar a rentabilidade e a produtividade do setor”, disse o presidente da Fiea, empresário José Carlos Lyra de Andrade, anfitrião do Proleite, ressaltando que a Indústria do leite é a segunda que mais emprega em Alagoas, e que o Estado tem o 5º rebanho leiteiro mais produtivo, por vaca, do país.

Durante o Concurso de Produtos Lácteos, dezenove laticínios participaram do certame, sendo avaliados nas categorias bebida láctea fermentada, iogurte, manteiga, requeijão, queijo de coalho, entre outras.

No seminário, os participantes assistir às palestras do professor Rodrigo Stephani, da Universidade Federal de Juiz de Fora (MG), sobre “Inovação na Indústria de Laticínios”, e da zootecnista Juliana Pila, da Scot Consultoria, sobre as perspectivas para o mercado e os possíveis cenários para 2019/2020.

Além de dirigentes da Fiea, como o vice-presidente, José da Silva Nogueira Filho, participaram o prefeito de Arapiraca, Rogério Téofilo; o secretário de Estado da Agricultura, Ronaldo Lessa, que representou o governador Renan Filho; o presidente do Sindicato de Lacticínios e Produtos Derivados de Alagoas (Sileal), Arthur Vasconcelos; o presidente da Federação do Comércio, Wilton Malta; e diversas outras autoridades, como os presidentes da Associação dos Criadores de Alagoas, Domício Silva, e do Sindicato dos Produtores de Leite de Alagoas, André Ramalho.

O Proleite tem apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Compartilhe: