Notícias

Aprendizes desenvolvem protótipo de transportador de correia

Segunda-feira, 07 de dezembro de 2020

Eles fazem parte de turma que está sendo capacitada pelo Senai dentro de programa da Vale Verde

Uma equipe do Programa Aprendiz Operacional, que é ministrado pelo Senai visando a qualificar mão de obra para a Mineradora Vale Verde, localizada em Craíbas, desenvolveu e apresentou um protótipo de transportador de correia – que leva as rochas britadas para o processo de moagem.

A peça, criada pelos alunos Gabriel Nunes da Silva, Macário Marques de Carvalho de Barros, Anderson Pereira de Sales e Lina Maria Aparecida Santos Cunha de Souza, é feita de alumínio, plástico, madeira, motores de impressora, interruptor, fonte de 12w e fios elétricos. Ligada em energia 220w, funciona como um transportador de correia em miniatura. É a teoria na prática.

Para auxiliar na montagem, a equipe contou com o pai de Lina, Fernando da Cunha Souza, de 68 anos, que tem curso de elétrica e é inspetor hidrossanitário. Segundo ela, o pai achou “fantástico” ver a filha ter conseguido ingressar no Programa Aprendiz Operacional. “Ele sempre me apoia e torce por mim! Está muito orgulhoso e diz que esta é uma grande oportunidade para mim”, comenta a jovem de 19 anos.

Assim como Lina, outros 49 jovens foram selecionados para serem aprendizes de Operação de Planta da Vale verde, em parceria com o Senai. Os primeiros módulos estão ocorrendo na Unidade Integrada Sesi Senai de Arapiraca, em três turmas divididas. A medida é por conta da pandemia, com todos os cuidados de aglomeração e sanitização dos ambientes.

Esses jovens ficarão, aproximadamente, seis meses nessa capacitação. Ao final do curso, conforme regulamento, os 41 aprendizes com melhor desempenho serão integrados ao quadro da mineradora.

“Está sendo um excelente desafio e oportunidade para esses alunos. Fico orgulhosa ao vê-los motivados buscando a evolução diária. Com certeza, eles não ficarão limitados apenas aos cursos da aprendizagem. O Senai oferece um ambiente para desenvolvimento de protótipos e estímulo à inovação, sendo de grande importância para as empresas e à comunidade”, conclui Thiana Feitosa Cysneiros, gerente da Unidade Sesi Senai de Arapiraca.

Compartilhe: