Notícias

Ação do Senai que eleva produtividade na indústria é referência nacional

Quinta-feira, 13 de junho de 2019

Empresa Panaderia teve ganho de produtividade de 205% com implantação do Lean Manufacturing

Ganho em produtividade de 205%. O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Alagoas (Senai/AL), por meio da empresa Panaderia, recebeu menção honrosa durante o Summit Senai 4.0, que ocorreu no estande do Senai Nacional, durante o 8º Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria, nos dias 11 e 12 deste mês, em São Paulo.

Representado pelo empresário Alfredo Macias, o Departamento Regional de Alagoas conversou com o público sobre o Lean Manufacturing, implantado na empresa, e os resultados obtidos pelo case de sucesso.

“Estamos sempre em parceria com o Senai. Precisamos sempre crescer com inovação, responsabilidade, pensando em um futuro sustentável. São muitas coisas que tornam o nosso crescimento desafiador, mas estivemos muito bem preparados pela equipe em Maceió”, disse o empresário.

Os principais pontos de melhoria na empresa Panaderia foram: balanceamento de postos de trabalho, redução da movimentação, intervenção no Arranjo físico desfavorável, fluxo continuo e padronizado, balanceamento da produção.

Essas melhorias resultaram em uma redução da movimentação da empresa (de 77 m/dia para 12 m/dia - 90,7% de redução), 8.3 meses para o tempo de retorno financeiro para a empresa (payback) e R$2.160,00 de retorno financeiro mensal.

Sucesso

O Summit Senai 4.0 visa mobilizar a indústria para apresentar 40 casos de sucesso realizados pelo Senai, demonstrando as melhorias executadas nas temáticas Requalificação, Otimização Digitalização e Inovação. Os empresários e executivos apresentam os casos de sucesso de suas respectivas empresas, durante 10 minutos, e dialogaram com o público presente (com gravação e retransmissão diária via link da web).

“O Senai Alagoas vem realizando consultorias com o objetivo de otimizar os processos industriais,  reduzir os custos e aumentar os ganhos de produtividade. Estamos trabalhando para que os resultados desse trabalho nos leve também a participação do Summit Senai 4.0 em sua segunda edição”, disse o gerente executivo de Tecnologia do Senai, Welton Barbosa.

Compartilhe: